sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PASTORIL PROFANO - UM VERÃO CIRCENSE


PASTORIL PROFANO - UM VERÃO CIRCENSE
“ Deus tomara que não chova”

Novo espetáculo da Cia. Paraibana de Comédia, de quinta-feira a Domingo às 20 hs, no Teatro Santa Roza.

Com a chegada do verão e o inicio de uma nova década a Companhia Paraibana de comédia, tradicionalmente há 08 anos consecutivos realiza sua temporada de verão com uma nova montagem do espetáculo Pastoril Profano, este ano não seria diferente para completar 19 anos de sucesso a referida companhia estréia nesta quinta-feira dia 13 de janeiro, no Theatro Santa Roza, às 20 horas e permanece em cartaz de quinta a domingo até o final de fevereiro. A mais nova montagem do pastoril profano, desta vez tem como tema o circo, uma homenagem ao grandes mestres dos picadeiros. Tudo se passa em baixo de uma lona, é o Pastoril Profano – um verão circense, ou simplesmente “Deus tomara que não chova”
Idealizadora de sucessos como o ano passado “Pastoril Profano- um verão americanalhado, também as coroas, as malditas, Branca de Calvão e as sete nevinhas, a companhia é mestre em fazer o público rir e recorde de público e bilheteria.
Esta versão se passa no circo que é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores e conta a história de seu Arlindo Sorriso, o palhaço dengoso, que resolve fazer um pastoril diferente, com dançarinas novas, outras performances e sendo assim abre inscrições para toda a cidade,não querendo as antigas pastoras.
Com isso cria-se uma revolta das antigas que revolvem marcar um plano para pegar o palhaço dengoso, decidem se disfarçar de outros personagem, que são na verdade personagens do repertório teatral da Companhia , a exemplo das Fãs de Roberto Carlos, As Malditas e as Coroas, com isso conseguem enganar ou engolobar na linguagem popular, o velho dengoso e ele se ver obrigado a fazer o pastoril profano com as antigas pastoras.
Habilidades como mágicas de aparecer cobras, atiradoras de facas, macacas amestradas e leoas adestradas serão a graça e o lúdico presente nesta montagem. A platéia por sua vez estará cada vez mais interativa com o espetáculo, marca registrada da companhia paraibana de comédia
Na segunda parte ou segundo ato do espetáculo estarão os dois cordões, cada um comandado pela Mestra (cordão encarnado) e Contramestra

(cordão azul), encontramos também a Diana, vestida metade azul, metade encarnado. O Velho, conhecido como Dengoso, mas que toma diversos apelidos é uma espécie de bufão, de palhaço de circo, que comanda as jornadas (cantos das pastoras) e se esparrama em piadas, numa atuação que ressalta o histrionismo e a improvisação. Seus diálogos com as pastoras são cheios de duplo sentido e, com o público, puxa discussão, brincadeiras, faz trejeitos e canta canções adaptadas às suas necessidades.
O pastoril Profano é um gênero popular de representação, diferenciado e que atingiu sua própria forma. Não é questão de involução mas de interferência dos artistas populares que com os seus espíritos inquietos e brincantes conduzem esses folguedos, e se tratando de uma companhia de teatro, que há 19 anos vem criando, adaptando este folguedo, numa linguagem popular e histriônica mas que agrada a toda e qualquer platéia que vem ao teatro, comenta Edílson Alves, diretor do espetáculo e da Companhia Paraibana de Comédia.
A cenografia, Os figurinos e os adereços desta montagem são detalhes a parte, criados pelo cenógrafo Nelson Alexandre, vai fazer deste espetáculo a diferença nas cores, as luzes e show de efeitos visuais.
A sonoplastia é um grande resgate de músicas classicas circenses, uma homenagem ao circo de periferia, aos circos de famílias tradicionais, executada por Wagner Nascimento.
O espetáculo tem no elenco estão os atores (Dinarte Silva) Verinha, (Sergio Lucena)Irmã Luzinete, (Alessandro Barros)a Mudinha, Alessandro Tchê (Ceicinha) Billy William ( Magali Mel), (Adeilton Pereira) Biuzinha, (Ribamar de Souza) Tia Creuza ,(Edilson Alves) o velho Dengoso
A música ao vivo é feita pelos músicos Milton Lima e Lourenço Molla, contra-regragem de Sebastião Gomes e Geisa de Lourdes Produção de divulgação Giovanna Gondim, Wagner Nascimento e Antonio Hino.Realização Companhia Paraibana de Comédia.

SERVIÇOS:

PASTORIL PROFANO – Um verão circense –
“Deus tomara que não chova”.
Theatro Santa Roza
De quinta a domingo - ( 13/01 a 27/02) – às 20 hs.
Ingressos a venda: Glam Cabeleireiros ao lado do posto 99 na Av. Epitácio Pessoa e Loja Dom Gabriel – (shopping Sul), Rei do Mate ( Shopping Manaira e Lojas Herrero Moda Masculina ( shopping Tambiá)
Maiores informações: 8888-3760 / 3218-4382/3043-6316 -9981-6520
Ingressos: R$ 20,00 ( inteira ) e R$ 10,00 ( estudante)