sábado, 28 de abril de 2012

Cuidado com a Malha fina





  O prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2012, ano-base 2011, está bem próximo  faltam apenas dois dias para o envio do documento.Até a tarde da ultima quarta-feira (25), 16 milhões de contribuintes tinham prestado contas com o Leão. A Receita Federal espera receber 25 milhões de declarações até a data final, dia 30 de abril.
É importante que a declaração seja enviada o quanto antes, alerta o órgão, pois muitos contribuintes poderão encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao portal da Receita nos dias que antecedem o fim do prazo.
Quanto mais cedo o contribuinte declarar o imposto, mais rápida é a restituição. O primeiro lote está agendado para o dia 15 de junho. Veja as regras para a declaração no quadro abaixo.
Erros ou irregularidades no preenchimento levam as declarações à  MALHA FINA , o que acaba atrasando a grana da restituição.

Postado Por: Edson Silva 

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mortalidade infantil tem queda recorde na década



  A taxa de mortalidade infantil teve redução recorde na última década e chegou a 15,6 mortes de bebês de até um ano de idade por mil nascidos vivos, segundo dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é 47,5% menor que os 29,7 por mil registrados em 2000. Antes do período 2000-2010, a maior queda tinha acontecido entre 1970 e 1980, quando a taxa de mortalidade infantil caiu 39,3%, passando de 113 óbitos por mil nascidos vivos para 69,1 por mil. Desde 1960 (131 mortes por mil nascidos vivos) a 2010, a redução foi de 88%.
Estimativas da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa), que reúne universidades e outras instituições de pesquisa, além de órgãos do governo como Ministério da Saúde e o próprio IBGE, já indicavam havia alguns anos queda na mortalidade infantil bem mais acentuada do que a registrada anualmente pelas Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílio (Pnads). Com a divulgação do Censo 2010, os dados oficiais e as estimativas se aproximam.
Apesar dos avanços, o Brasil ainda está longe dos padrões dos países mais desenvolvidos, de cinco mortes por mil nascidos vivos ou menos. As mais baixas taxas de mortalidade, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), são da Islândia, Cingapura e Japão, em torno de 3 mortes por mil nascidos vivos. A menor taxa das Américas é de Cuba (5,1 mortes por mil nascidos vivos). Itália, Portugal e Nova Zelândia têm índice de 5 mortes por mil. O Brasil continua atrás da Argentina (13,4 por mil), Uruguai (13,1 por mil ) e Chile (7,2 por mil). A taxa brasileira se equipara às da Moldávia (15,8 por mil) e da Síria (16 por mil). Os piores índices são do Afeganistão (157 por mil) e Serra Leoa (160 por mil).
No período de 2000 a 2010, o Nordeste teve a maior redução na mortalidade infantil, entre todas as regiões, de 58,6%. Os índices nordestinos caíram de 44,7 mortes por mil nascidos vivos para 18,5 por mil. Continua a ser a região com a pior taxa, mas as diferenças entre as regiões caíram significativamente. A taxa de mortalidade infantil no Norte, segundo o Censo 2010, é de 18,1 mortes por mil nascidos vivos. O Centro-Oeste registrou 14,2 por mil; o Sudeste chegou a 13,1 por mil e o Sul continuou com a menor taxa, de 12,6 por mil.
A queda significativa da mortalidade infantil é resultado de uma combinação de fatores, segundo os técnicos do IBGE, como a redução da taxa de fecundidade (número de filhos por mulher), a ampliação de políticas públicas de prevenção em saúde, as melhorias no saneamento básico, o aumento da renda, especialmente da população mais pobre, e maior escolaridade das mães.
Por Estado, a taxa de fecundidade só está acima da taxa de reposição nos Estados do Norte, mais Maranhão, Alagoas, Mato Grosso. O Estado com menor taxa de fecundidade é São Paulo, com 1,67.
Educação
O IBGE também revelou que 966 mil crianças e adolescentes de 6 a 14 anos não frequentavam a escola em 2010. É o equivalente a 3,3% do total da população nessa faixa etária.
A comparação com 2000, porém, só é possível para a faixa 7 a 14 anos, porque a lei que fixou os 6 anos como idade para ingresso no Ensino Fundamental é de 2006. Na faixa 7 a 14, o índice de crianças fora da escola era 3,1% em 2010 e representa um avanço em comparação com 2000, quando a proporção era de 5,5%. 'Seguindo o curso normal da educação, as crianças deveriam ingressar no ensino fundamental aos seis anos de idade e estar cursando a última série aos 14 anos', lembram os técnicos do IBGE na publicação Censo Demográfico 2010 - Dados Gerais da Amostra.
Outros dois dados de educação são preocupantes. Na faixa 15 a 17 anos, 16,7% não iam à escola em 2010. Eram 22,6% em 2000. Na população de 25 anos ou mais, o porcentual de pessoas com pelo menos o ensino médio completo era em 2010 de apenas 35,8%. Em 2000, porém, era muito menos: 23,1%.

Postado Por: Edson Silva 
Fonte:MSN Noticia 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Paraiba Recebera Incentivo do Pac2



Mais de um milhão de paraibanos vão ser beneficiados com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. A aprovação dos projetos, orçados em R$ 336 milhões, vai beneficiar os paraibanos que residem ou se deslocam entre as cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. Para isso, o governador Ricardo Coutinho assinou, nesta terça-feira (24), em Brasília, os contratos com o Governo federal, que vão garantir a execução de obras no sistema de transporte público do Estado.
A assinatura aconteceu durante a solenidade de apresentação de um dos projetos da segunda etapa do PAC 2, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, o Governo Federal anunciou os estados e municípios selecionados. O foco são os recursos destinados às obras de mobilidade urbana no país. Serão investidos R$ 32 bilhões na construção de 600 quilômetros de rodovias, 200 quilômetros de trilhos, 381 estações e terminais e a compra de 1.060 veículos para sistema sobre trilhos. Os projetos contemplados pelo PAC Mobilidade Grandes Cidades levam em conta municípios com mais de 700 mil habitantes – são 51 cidades beneficiadas diretamente.
 Postado Por :Edson Silva 
Fonte:Governo da Paraiba  

Programação .Cultural



Eventos no Café do Sebo Cultural desta semana




Quarta-feira - 25 de abril - 18:30h

Show do Parahydub, coletivo de músicos atuantes em João Pessoa que se reúnem periodicamente com Jam Sessions improvisativas, a partir do trabalho com a música eletrônica. O produtor musical Fabiano “Furmiga“ faz os efeitos digitais. Stephan e Peter Buhler (Néctar do Groove) apresentam seus ritmos e temas livres no sax e percussão, respectivamente. Na guitarra, o mago Alex Madureira, Burgo Hipólito de Oliveira no trompete, e participação do Atômico Mc Robertinho, entre outros convidados.

Quinta-feira - 26 de abril - 19h

Não haverá atividade artísticas, mas o café estará aberto até as 20h com exibição de vídeos.

Sexta-feira - 27 de abril - 17:00h
O Comitê em Defesa do Voto Nulo, vai se reunir pela 4ª vez aqui  n´O SEBO CULTURAL, Informações: (083) 8831 4633.  Ver anexo a logomarca proposta por Marcos Estrela da ARTCOR DESIGN -  (83) 3225.7170 - 8849.160

Sexta-feira - 27 de abril - 18:30h
Débora Vieira e Paulo Paiva darão canja dentro do Projeto Cultura na Boca da Noite,  encontro de Bossa Nova/Jazz/MPB com os músicos: Arthur Andrade (violino); José Rubens (bateria); Ademilson José (violão); Fábio Torres (voz e teclado); Maropo (sax, flauta e cavaquinho) e Erick  (guitarra acústica)

Postado Por: Edson Silva 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Gravação do Programa Sala de Reboco






Hoje  as 19h tera a gravação do Programa Sala de Reboco  no Chopp Times  e  as atrações que estarão na gravação do Sala de Reboco  com o Apresentador   Amazan será  noite:

Capilé (Campina Grande)
Chico Sales – Cordelista e Cantor (RJ)
Zé Cavalcante – Humorista
As Nordestinas
Postado Por: Edson Silva 

Inclussão Social




  No dia 23 de Abril e comemorado o dia, é comemorado o Dia Nacional da Educação de Surdos um dia dedicado a trabalhar o tema de inclusão de surdos em escola regular por ser  um assunto muito complexo, onde a situação deve ser pensada como um todo, a partir da realidade de cada local. Para conseguir analisar a situação amplamente, necessita-se conhecer melhor sobre o surdo, sua situação cotidiana de inclusão/exclusão na sociedade como um todo, discutir práticas e teorias partindo de uma questão sociocultural (não apenas audiológica), onde o surdo é um sujeito que possui uma língua natural, a Língua de Sinais.


Diante  de todo  o tema acima abordado será que  as escola , as unidades de saúdes,os prédios públicos estão prontos  para atender este publico.  










Postado Por: Edson Silva

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aniversario de Um ano da USF

Foto:Edson Silva



      A USF(Unidade  de Saúde da Familia )Qualidade de  Vida  esta completando um  ano  hoje e pra comemorar este primeiro ano de unidade integrada   foi promovido um evento   manhã de hoje(20) que  iniciar  as 7h:30. no Bairro do Rangel  na rua  Bom Jesus .

   Além  da comemoração de Um  ano de integrada     o evento foi fortalecido também  pelo objetivo  de valorizar a mulher   com atrações culturais , feiras de artesanatos, tendas  informativas  com: coleta de Citológico,  Testagen  de Hepatite,HIV ,glicemia ,Verificação de P.A,Fisioterapia , odontologia e outro serviços

Postado Por: Edson Silva 

Mais uma Arma na Escola


  Um estudante foi abordado e detido pela Polícia Militar nesta quinta-feira (19) suspeito de entrar com uma faca na escola municipal Leonel Brizola na Avenida Beira Rio, em João Pessoa. O cabo Damião, da Patrulha Escolar da PM, disse que o adolescente disse à polícia que tinha a arma para se defender já que, segundo ele, o itinerário da casa até a escola era perigoso.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Educação de João Pessoa disse que os funcionários da escola suspeitaram da atitude do aluno, que passava o tempo todo com a mochila nas mãos. Os funcionários acionaram a Patrulha Escolar da PM que o abordou.
  Diante  de tantos  casos  de armas  na escola  tememos  que isto se torne comum, e os alunos comecem a copiar o que vem na TV , jornais  e revistas.  levando armas para as escolas   com a justificativa de discurso que e para se defenderia  mas de que?    
Postado Por :Edson Silva 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

5º Abril para Angola


                      Convite:

O Òrun Àiyé - Centro de Cultura Popular e Afrobrasileira têm a satisfação, em convidar Para participar do V ABRIL PRA ANGOLA - NO CAMINHO DA ANCESTRALIDADE. Este evento é realizado pelo Òrun Àiyé - Centro de Cultura Popular e Afrobrasileira em parceria com o Instituto de Consciência Global - Janus, será realizado no período de 19 a 22 de abril de 2012, no SESC Colônia Ecológica de Iparana – Caucaia - Ceará.


Postado Por :Edson Silva 

O que Comemorar no Dia do Índio?


  
Foto do Portal Msn Noticia 

  A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) alerta para risco de genocídio de índios isolados no Acre Pois o avanço da exploração econômica na fronteira entre o Brasil e o Peru ameaça causar um genocídio entre índios que vivem isolados na região, segundo organizações indígenas e indigenistas ouvidas pela BBC Brasil.
Estimados em algumas centenas pelo escritório da Funai  em Rio Branco (AC), esses índios - em sua maioria falantes das línguas pano e aruak - vivem nas cabeceiras de rios na fronteira, atravessando-a livremente.
No entanto, segundo indigenistas, a exploração de madeira e o tráfico de drogas estão deslocando esses povos, que, em contato com outras populações (indígenas ou não), poderão ser dizimados por doenças ou confrontos armados.
'Notamos que há mudanças nas rotas dos isolados, que têm avançado além dos espaços que costumavam freqüentar, por conta da pressão que sofrem do lado peruano', diz a coordenadora da Funai em Rio Branco, Maria Evanízia dos Santos.
'Índios contatados estão preocupados, e muitas aldeias se mudaram por conta da proximidade, para evitar confrontos'
 Que neste dia 19 de Abril e nos demais  que iram por vir  possamos homenagear e esse povo que tem a sua contribuição muito importante  na  sua ampla pluralidade Cultural  , em uma papel  fundamental   na identidade étnica  na população brasileira (Edson Silva)

Postado Por:Edson Silva
Fonte: MSN Noticia

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Escolas Vitimas da violência





         













    As escolas que deveriam ser um espaço de construção para uma futuro melhor esta sendo cada vez mais violento podendo ser ate mesmo   comparado com um campo de guerra, pois só hoje  duas  escola  de João Pessoa  tiveram caso  que afirmação esta  triste comparação   na escola municipal Chico Xavier no bairro do Bessa Um adolescente de 14 anos foi flagrado com uma arma dentro de sala de aula ,é de acordo com a diretora Ivânia Narçal, o aluno do 6º ano contou que levou a arma para se defender de um vizinho da escola que o ameaçou de morte. E em outra escola no centro da Cidade alunos explodiram uma bomba caseira.
 Lembrando do caso que teve repercussão em nível nacional o rapaz que invadiu a escola estadual Enéas Carvalho no Centro de Santa Rita,e atirou contra os alunos na tarde da  última quarta-feira dia  (11) por volta das 13h30.

Detectores de metais

No dia 13 de abril o Ministério Público da Paraíba recomendou ao secretário de Educação e Cultura da Paraíba a instalação de detectores de metais e de sistema de monitoramento por câmeras no interior de uma escola estadual de João Pessoa. Foi delimitado um prazo de 30 dias para o cumprimento da recomendação


Postado Por :Edson Silva 


Fonte:G1pb,Paraiba Ago

Agenda Cultural




Eventos no Café de O Sebo Cultural desta semana



Quarta-feira - 18 de abril - 18:30h


Show do Parahydub, coletivo de músicos atuantes em João Pessoa que se reúnem periodicamente com Jam Sessions improvisativas, a partir do trabalho com a música eletrônica. O produtor musical Fabiano “Furmiga“ faz os efeitos digitais. Stephan e Peter Buhler (Néctar do Groove) apresentam seus ritmos e temas livres no sax e percussão, respectivamente. Na guitarra, o mago Alex Madureira, Burgo Hipólito de Oliveira no trompete, e participação do Atômico Mc Robertinho.

Adriano Salhab, cantador, poeta, baixista, rabequista, dos Science de Pernambuco, estará comemorando o seu aniversário. Quem quizer conhecer o trabalho do músico:  Integrantes das bandas "Los Cubanos" de Pernambuco,  poderão dar uma canja... 

Quinta-feira - 19 de abril - 19h


Lançamento oficial da Campanha pelo Casamento Civil Igualitário. Presença do Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL/RJ). Show de abertura com Cida Alves. Panfleto anexo.

Sexta-feira - 20 de abril - 18:30h
Dentro do projeto Cultura na Boca da Noite, acontecerá  encontro de Bossa Nova/Jazz/MPB com os músicos: Arthur Andrade (violino); José Rubens (bateria); Ademilson José (violão); Fábio Torres (voz e teclado); Maropo (sax, flauta e cavaquinho) e Erick  (guitarra acústica).

Postado Por:Edson Silva

O Sebo Cultural Esta localizado :Av. Tabajaras, 848, centro da capital paraibana

terça-feira, 17 de abril de 2012

Programa Mais Educação



  
fotos Edson Silva

   Aulas de arte,  Radio ,esportes, matemática, português. O Programa Mais Educação amplia o ensino nas escolas públicas brasileiras e já é uma realidade para 2,8 milhões de estudantes da educação básica.  Até 27 de abril, escolas, secretarias municipais e estaduais de educação podem fazer a adesão ao programa, no portal do Ministério da Educação.
 São 29.308 escolas na lista de pré-selecionadas pelo MEC, mas a adesão deve ser feita pelos gestores. A meta é ampliar o programa para 30 mil escolas em 2012, inclusive unidades situadas em áreas rurais. O Mais Educação aumenta a jornada diária para o mínimo de sete horas. Além de atividades artísticas e esportivas, é obrigatório reservar uma hora para acompanhamento 


Postado Por: Edson Silva 
Fonte:Luizcouto

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia da Voz




foto da Internet.
                       




A voz é importante na expressão artística de atores e cantores; como instrumento de trabalho  segundo pesquisa realizado no Brasil (70% trabalhadores) como: Vendedores, Recepcionistas, Radialistas, Professores, Operadores de telemarketing, Médicos, Pastores e Padres usam a voz como a sua ferramenta de trabalho mais será que todos eles  sane, da importância  da preservação dessa maravilhoso do dado por DEUS?
   
Talvez ninguém ainda tenha dito para você, mas rouquidão, pigarro, dor ou ardência na garganta e dificuldade de engolir podem ser sintomas de doenças em suas cordas vocais. No Brasil, em 1 ano mais de 4.000 pessoas morrem de câncer de laringe (cordas vocais). Uma das pessoa que abraçou esta campanha  foi ex Presidente do Presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) que se recupera de um câncer  na  laringe. Pois muitas vidas e inúmeras vozes poderiam ser salvas se buscassem diagnóstico precoce


                    SUA VOZ É A SUA IDENTIDADE. AFINE SUA VOZ, CUIDE DA SUA VOZ
             
  


                                              


A sua Voz






 QUEM PODE TRATAR SEU PROBLEMA NAS CORDAS VOCAIS?

Rouquidão devida a uma gripe ou resfriado pode ser tratada por clínicos gerais e pediatras. Quando a rouquidão durar mais de duas semanas, ou não tiver uma causa óbvia, deve ser avaliada por um médico especialista em voz - o otorrinolaringologista ( especialista em nariz, ouvidos e garganta).

Problemas com a voz são melhores conduzidos por um grupo de profissionais que inclui o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo.

O QUE É BOM PARA SUA VOZ?

Beber mais de 8 copos de água por dia
Procurar atendimento especializado se usar a voz na profissão
Só usar pastilhas, sprays ou medicamentos indicados por médicos
Evite soluções caseiras

O QUE FAZ MAL À SUA VOZ?

Fumo, álcool, drogas e poluição
Tossir, gritar muito ou pigarrear
Cantar ou gritar quando gripado
Falar em locais barulhentos
Mudanças bruscas de temperatura
Ambientes com muita poeira, mofo, cheiros fortes, especialmente se você for alérgico


Postado Por : Edson Silva 
Fonte:portalsaofrancisco.




sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dia do Beijo


  


   

 Hoje dia 13 de abril, é uma muita Sexta Feira poderia ser um dia de muitas Superstições, tipo não Cruzar com Gato Preto passar por baixo da Escada entre  e etc. ou seja, e SEXTA- FEIRA 13  mais fora isso  Hoje e dia de muita alegria  de Românticas Comemorações pois hoje  é   comemorado o Dia Internacional do Beijo, data dedicada aos românticos e apaixonados.
O beijo é ato mais praticado em todo o mundo, ele pode ser dado em um simples cumprimento entre amigos como também pode selar uma união como o casamento.
O beijo bem forte e apaixonado que vemos nos filmes mais românticos de Hollywood é o mais praticado dentre as formas de beijar.
Então Comemore Beije muito 

Postado Por : Edson Silva.

Chora a maior Torcida do Brasil





    O Flamengo com certeza  é a Torcida que mais traz Felicidade  para o Brasil   não só  Por que tem a maior  torcida,  mais  por também por  faz  a alegria  de Todos aqueles que  são torcedores  de outros clubes  Brasileiros como os seus rivais Fluminense,Botafogo  e o Vasco da Gama   a ultima noticia de maior animação desta  torcidas foi a queda precoce  do time Rubro Negro da Libertadores  como pode ser visto na foto  publica  acima  no inicio desta matéria .


postador Por: Edson Silva 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Paixão de Cristo no bairro do Rangel






    Hoje (11) e amanhã Jovens moradores do bairro do Rangel  iram encenar  a Paixão de Cristo  o espetáculo envolve  mais de 70 jovens entre  atores  atrizes  e equipes de apoios  a encenação  será  realizada  na Paróquia Dão Francisco  das  chagas  na noite  de hoje  as 20:00 .

Postado por: Edson Silva

Campeonato Brasileiro de Judô será realizado na capital Paraibana

     



  Nos dias 14 e 15 de abril será realizado, em João Pessoa, o Campeonato Brasileiro de Judô - Região II. Trata-se de um evento que acontece anualmente, tendo como palco um dos 9 Estados da Região Nordeste. Contando com a presença de 500 atletas a capital paraibana honrosamente sediará agora em 2012, a etapa regional. O evento será realizado no Ginásio do Centro Universitário de João Pessoa Unipê.



Postado Por : Edson Silva 

terça-feira, 10 de abril de 2012

Bolsa Família diminuiu o abandono escolar



Foto da Internet
   


   Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP constatou que alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família abandonam menos os estudos. O resultado foi obtido através do cruzamento de dados do Censo Escolar de 2008, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais (INEP), com os beneficiários do programa Bolsa Família.

Postado Por: Edson Silva 

Gravação do Programa Sala de Reboco



Foto enviado Para o E-mail da Radio Cultural


  O programa Sala de Reboco leva música, humor e cultura nordestina para a sua casa  todas  manhã  de domingo as 9h:00. O  programa  apresentador pelo  cantor,poetar  ecompositor a  Amazan recebe convidados e conta com a apresentação de talentos da música e da poesia da nossa terra. 


Na gravação do Programa de hoje Amazan ira receber  as ilustres visitas do poeta Jessier, Querino,Walkyria Mendes e dos Três do Nordeste  agravação ira  acontecer logo mais  às  19h na Chopp Time. a entrada  e Grátis 


Postado Por : Edson Silva 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Questões étnico-raciais



  


   O Núcleo de Didática de Conteúdos Específicos para a Convivência com o Semiárido (NUDCE) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, realizará na próxima quarta-feira, 11 de abril, às 19 horas, no auditório do Campus de Sumé a mesa redonda “As questões étnico-raciais em debate: Políticas de quotas e Lei 10.639”.

Participarão da mesa os professores Alba Cleide Calado Wanderley (CDSA/UFCG), Jair Silva (Movimento Negro de Campina Grande/NEAB-Í) e José Pereira Júnior (UEPB/NEAB-Í).

O objetivo da mesa redonda é discutir questões relacionadas às políticas afirmativas étnico-raciais, observando as histórias de luta dos Movimentos Negros no tocante ao combate ao racismo e preconceitos religiosos e culturais de matrizes africanas. Farão parte da Mesa, estudiosos da temática e militantes do Movimento Negro Paraibano.

O evento é aberto a todas as pessoas interessadas no tema.

(Rosenato Barreto)

Postado Por Edson Silva