quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A VIDA POR UM FIO D'AGUA

                                               AS ÁGUAS VÃO ROLAR
                   
                                    'Quando a lama virou pedra
                                     e mandacarú secou"
                      

Eu ouvia essa música no rádio, mas quando me entendí de gente a lama já tinha
virado pedra e de novo lama, muitas e  muitas vezes. Eu crescia aprendendo no dia-a dia,a mesma cantiga do sapo: "Tião,oi? Fosse, fui..."O  sapo cantava chamando chuva, o Nordeste virava sempre noticário nacional, o problema da seca era, para mim, era para o povo, castigo de Deus, aliviado pelas ladainhas sonolentas e as promessas vigorosas dos políticos salvadores, das procissões "se arrastando que nem cobra pelo chão", fazendo as pesssoas acreditarem  que"se existe Jesus no firmamento, cá na terra isso tem que se acabar".
                                    
                                     "Quando arribaçã de sede
                                       bateu asas e voou..."
Nas matinées dançantes, a gente curtia"Love love me do", "She loves You", Renato e Seus Blue Caps e Roberto Carlos dizendo "Quero que vá tudo pro inferno". Às vezes a gente ouvia pelos noticiários de rádio e televisão, pelos  jornais, que o gado morria de fome e sede, que as pessoas abandonavam seus lares, deixando para trás toda uma vida construida com tanto sacrifício a sol e suor, para irem em busca de dias melhores, resultando nisso, o retrato de uma triste partida.
                                      "Foi aí que eu vim embora,
                                        carregando a minha dor..."
Mera ilusão, estampada nos olhos arregalados ao se debaterem com a frieza das ruas distantes, dos lugares sempre difíceis de um aconchego fácil, que era achado sob a luz do luar, o piscar das estrelas tão diferente das luzes neón, iluminando essa incerteza que exigia a cada passo dado, uma decisão confortável...prá acabar, sendo aquela família, um número a mais nas estatísticas frias das observações nas secretarias de Ação Social.
                                       "Hoje eu mando um abraço
                                         prá tu, pequenina..."
Domingo passado, 13, no Fantástico, uma vez mais a nossa Paraiba foi destaque em página negativa, protagonizado por prefeitos corruptos. Dentre doze cidades do país, onde a tranmissão de posse entre os que saiam e os que assumiram, se deram de forma desmantelada, duas são do nosso Estado: Alhandra e Juazeirinho. Mamaram durante qutro anos, roubaram que nem Ali-Babá, abriram as portas dos cofres públicos, com a magia de um"Abre-te Sésamo" e deixaram as prefeituras com luz de lamparina, "imbulança" sem motor e um dinheirão em caixa: R$ 2,10 (dois reais e dez centavos) a exata fotografia que manchou também, a biografia de um ilustre parlamentar paraibano. O senador Vital do Rego, que pre presidiu justamente a CPI do 'Cachoeira' e deixou as águas rolarem, deixando secos todos os açudes. Não deu em nada.
                                              "Paraiba masculina
                                                muié macho sim, sinhô."

                
                            Texto e Postagem: Eudes Nazareno.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O SONO










         O Sono  é um momento entre a vida e a morte.É um movimento involuntário do corpo.Nessa hora,o corpo não precisa de"vida."Existe um fenômeno que faz com que ele vibre.O sangue flui,porque o coração bate.Mas, o que faz o coração bater,irrigar o sangue,enfim fazer voce sonhar? O cérebro funciona,vem  de um lugar,que não ocupa o seu corpo físico.A inteligência não toma  lugar nos seus músculos,nos seus olhos,nos seus neurônios.Tudo isso é atributo físico.Mas, a regência,como a música,tem uma inteligência:o espirito que se torna Espirito,quanto ao cérebro compreende,a música tem que tocar.Então o movimento do sono parece ter vida que nós não podemos explicar.Quando  acordamos,chamamos isso,sonho.Agora eu pergunto:A vida cotidiana,não seria um sonho?....
         A tênue linha que divide a realidade,como a concebemos,do que é irreal,e bem similar ao sono e a morte.A vida nos parece um sonho,porque não lembramos por exemplo,quando damos os primeiros passos,quando articulamos as primeiras palavras ou quando temos a certeza dos primeiros minutos de uma "consciência"perfeita.Assim acontece também,quando dormimos e sonhamos.Nós não temos "consciência" do exato momento do início dos sonhos.Já nos encomtramos nele,sem sabermos explicar,porque tudo isso.E,acontece também,quando acabamos de sonhar.Isso é um paralelo:vida e sonho,nos chegam à consciência,quando o nosso cérebro,compreende e consegue harmonizar,tocar a música,a vida,regida pelo espírito.
 


                          Texto e Postagem:Eudes Nazareno

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A DROGA DA MORTE



                









      No campeonato mundial do consumo de crack, o Brasil está na triste na  vice-liderança, só perdendo para os Estados Unidos, segundo o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas. O estudo feito pela Universidade de São Paulo em setembro último ocupa essa posição em consumo de cocaína e derivados fumáveis (crack, oxi e merla), com 2,8 milhões de usuários atrás apenas dos Estados Unidos.
     O número é considerado assustador, pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da pesquisa.
 Ao tempo em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que o consumo cai no mundo, no Brasil e países em desenvolvimento observa-se o contrário. O pesquisador afirma .
Nós estamos muito lentos em relação à epidemia. “Não sei se teremos recursos para cuidar de maneira eficaz de todo esse fenômeno”, diz Laranjeira. O uso mais comum da cocaína é em pó. Mais de cinco milhões de pessoas (4% dos adultos) já cheiraram a droga pelo menos uma vez na vida. Cerca de dois milhões já consumiram cocaína em fumo. Entre os adolescentes 442 mil (3% entre 14 e dezoito anos) já provaram alguma variação da droga. A região Sudeste abriga 1,4 milhão de usuários( 46% do total), seguida pelo Nordeste, com 800 mil (27%), Centro Oeste e Norte cada qual com 300 mil (10%) e, por último o Sul com 200 mil usuários (7%). O consumo em áreas urbanas tem o triplo do registrado em regiões rurais. A pesquisa aponta ainda que 45% dos usuários experimentam cocaína pela primeira vez antes dos 18 anos de idade. A maioria dos consumidores(78%) declarou ter facilidade para adquirir a droga.


                   Texto e Postagem:Eudes Nazareno