sábado, 6 de julho de 2013

EM DEFESA DOS ANIMAIS

          


        A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da câmara, aprovou na terça- feira,dia2,um projeto que criminaliza maus tratos praticados contra cães e gatos.Segundo a Folha  de São Paulo,pela proposta do texto,quem provocar a morte de animais será punido de 3 a 5 anos de prisão.Para quem cometer crime culposo(sem intenção),a punição será de 3 meses a 1 ano, além de multa. A pena poderá ser elevada de 6 a10 anos, se a causa da morte for de caráter violento. Há ainda punição para quem deixar de prestar assistência ou socorro a cão ou gato e promover lutas entre cães.
 
 
      TEXTO E POSTAGEM:Eudes Nazareno
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

A SAÚDE PÚBLICA ADVERTE O ATO MÉDICO FAZ MAL À SAÚDE



Não ao Ato Médico

Representantes das profissões da área se reuniram, na tarde desta quarta-feira (3), com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e questionaram para onde será conduzida a política da área. Na ocasião, foram reforçados os argumentos contrários à aprovação do Ato Médico. “Esperamos que o Ministério da Saúde tenha percebido a gravidade do PL e se posicione junto ao governo favorável ao veto”, disse o presidente do CFP, Humberto Verona, presente na reunião. Articulação Representantes das profissões da saúde Antes da reunião com o ministro, os presidentes dos Conselhos, Associações e Federações da Saúde se reuniram para debater os principais pontos contrários à aprovação do projeto conhecido como Ato Médico. Sob o argumento de regulamentar as atribuições da Medicina, o PL engessa as outras profissões da Saúde. Ao reservar aos médicos o diagnóstico e a prescrição terapêutica, deixa todos os demais profissionais da área de braços cruzados a espera do encaminhamento do médico. Isso se agrava quando é feita a análise do cenário atual do País, que apresenta um déficit de 54 mil profissionais da Medicina, de acordo com estimativa do Ministério da Saúde. Quem perde é a população brasileira, é a política de Saúde do País. O projeto é uma defesa corporativa dos atos médicos e não uma defesa da Saúde pública. Do jeito que está, o PL prioriza uma Saúde privada e não uma pública. Dia Unificado Os profissionais da área da saúde convidam para o “Dia unificado de luta pela saúde”, no dia 4 de julho, às 17h, em todo o Brasil. Será um ato em defesa da saúde pública e pela não aprovação do Ato Médico. O “Dia unificado” traz como temas: * Veto ao Ato Médico; * 10% do Orçamento para a saúde; * Acesso à saúde integral e multiprofissional; * Condições adequadas de trabalho. Impacto entre psicólogas (os) e profissionais de saúde - Psicólogas (os) perderão possibilidade de diagnosticar sobre saúde mental e fazer prescrição terapêutica. Exemplo: Não poderá nem diagnosticar depressão, nem indicar terapias. - Enfermeiras (os) não poderão fazer um exame de sangue sem autorização de um médico. - Fonoaudiólogas (os) não poderão diagnosticar problemas de fala nem prescrever exercícios e tratamentos. - Nutricionistas não poderão diagnosticar distúrbios alimentares e indicar tratamentos. - Acupuntura será privativa de médicos, por ser considerado procedimento invasivo. - Só médicos poderão emitir atestados e realizar perícias. - Só médicos poderão trabalhar na direção e chefia dos serviços de saúde - Hoje, equipes multidisciplinares definem em conjunto o diagnóstico e o tratamento, somando suas diversas visões de saúde e de doença para chegar à melhor intervenção. Com o PL, isso poderá se perder.

Fonte: Conselho Federal de Psicologia            

O QUE É OPTOMETRIA



A palavra optometria deriva etimologicamente do GREGO optometron, sendo esta decomposta em opto, que provém de opsis que significa visão e de metron que significa "medição". A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual.

O optometrista é o profissional independente da área da saúde, com formação superior, que está habilitado a examinar e avaliar o sentido da visão, sendo um especialista em diagnosticar e compensar, através de artefatos ópticos, alterações visuais de origem não patológica, melhorando o desempenho visual dos pacientes.

O trabalho do Optometrista está voltado para a prevenção de patologias oculares e problemas sensoriais.


O optometrista não utiliza qualquer MEDICAMENTO ou técnica invasiva (excepto nos EUA e Inglaterra). Todos os equipamentos utilizados são de carácter observacional e direcionados para a avaliação quantitativa e qualitativa da visão. É treinado para reconhecer uma alteração visual de ordem patológica ocular ou sistémica encaminhando nesses casos a um profissional da área médica, realizando assim o seu trabalho de prevenção.

LOCAL DE EXECICIOS DA ATIVIDADE

Podem exercer optometria como profissional liberal em clínicas, consultórios, hospitais, centros de atendimento a saúde, e trabalhar em instituições de investigação e de desenvolvimento. Como também podem promover campanhas de promoção à saúde visual. No Brasil, está prevista pelo artigo 3º do Decreto 20.931/325 e o conteúdo das atividades está descrito na Portaria nº 397, de 09.10.20026 (Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego).

 Texto da Wikipédia
Fotos Edvandia Alves
Arte de Izaac fish brindes
publicação de J Marcelo
 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

O DESPERTAR


        


          
 


   O Renascimento do futebol brasileiro,perante o mundo,vem acompanhado de momentos de um brilho social incontestável.A conquista da Copa das Confederações,reflete muito bem,o despertar do"Gigante adormecido em Berço Esplêndido".Que o nosso país é um território  invejável,isso é.Mas,pela primeira vez eu vejo um conjunto de fatos sócio-políticos,não se misturar com o futebol. Melhor ainda,não ví a nossa seleção canarinho,ser usada para maquear uma posição ,tomada pelo povo brasileiro. O povo foi às ruas,foi aos estádios e torceu nos lares.É bonito  ver a consciência mandando na corrupção;é bonito ver o governo emanar do povo,pelo povo e para o povo.
         
           É lindo saber,que apesar dos pesares,amanhã há de ser outro dia.


        TEXTO:Eudes Nazareno