sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

NAS ÁGUAS SUJAS DO CACHOEIRA

                                 



                     Não deu em nada.Ninguém se afogou na CPI do Carlinhos Cachoeira.Aliás,o senador paraibano que presidiu a comissão parlamentar de inquérito,carimbou no seu curriculo de parlamentar uma triste página.O estrondoso fracasso dessa CPI,instituída pelo Congresso Nacional,para a apuração de envolvimento de politicos,incluindo gorvernantes e tanbém parlamentares,com as atividades ilícitas do comtraventor Carlinhos Cachoeira-teve como presidente o senador Vital do Rêgo.Além de ter um final bisonho,ainda,a CPI,foi acusado de ter protegido o governador do Rio,Sérgio Cabral,cujo governo tem negócios de 1 bilhão de reais com uma empresa da qual Cachoeira é sócio oculto:A delta.Aliáis essa empresa é uma das respomsáveis pela transposição das águas do rio São Francisco,alí pelas bandas do Ceará,e que por sinal estão paralisadas.A roubalheira é grande è um ato de corrupção que se instalou  na veia política do parlamentar brasileiro,e que encontra com facilidade extrema meios para navegação  tranquila pelas sujas águas de tristes cachoeiras. O que  me chama a atenção ,é o nome da empresa:"Delta".Pois é ,em termo de hidrografia,delta significa foz que tem ilhas do aluvião,geralmente de feitio triangular.Foz ,quer dizer ponto onde um rio deságua no mar,num lago,ou num outro rio;embocadura ou desembocadura;ia cair justamente  cair no foz da impunidade.
                 Isso é Brasil,"ôme"!
                 Por sinal eu assisti ao  pronunciamento da presidente Dilma,no domingo ,23,antes do fantástico.A presidente de fala fácil ,discorreu sobre o ano que finda ,destacando,com certeza,topicos do seu governo que de certa forma  saltam aos olhos.Projetos como Minha Casa,Minha Vida,Bolsa Família,etc,são realizações que sem dúvida,a gente vê avançar.Copa das Confederações.Copa do  Mundo e Olimpíadas,mesclados ao deslumbre das construções,reformas e términos de alguns estádios.
               Mas,a nossa cara presidenta,teve a cara de pau,de não mencionar nada no quesito transposição das águas do São Francisco,uma obra tão anunciada,decantada e parece-me encantada.Um comto de fadas,que nos deixa ,a nós nordestinos,com um ar de interrogação:será que o Cachoeira ,desviou o caminho do rio? 

                         Texto:Eudes Nazareno
                         Postagem:MileneSoares

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Encerramento da 1ª etapa do curso dos ACS

                            
                            Entrega dos certificados da 1ª etapa do curso dos ACS-Agentes Comunitários de Saúde,realizado no dia 21de dezembro de 2012 no Espaço Cultural,promovido  pela CEFOR-Pb,que teve início em 30 de julho. O curso teve uma carga horária de 400h/aula e tem com objetivo"Formação Técnica do Agente  Comunitário de Saúde".


EUDES NAZARENO-VOZ E VIOLÃO
REGENTE-ACS BETO ANDRADE
 


AS ACS DA INTEGRADA JOSÉ AMÉRICO -KELLY,ANA CRISTINA,JOELMA ALVES(INTEGRADA IPIRANGA),DAYANE LUNA E MILENE SOARES
 
COMISSÃO COORDENADORA NA  ARENA
 DO ESPAÇO CULTUURAL











                                  Texto e postagem: Eudes Nazareno
Fotos: Milene Soares 
                   

sábado, 22 de dezembro de 2012

A REDENÇÃO DO MENSALÃO

                 

                                                             

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Foram necessárias 245 horas,divididas em 4 meses e 53 sessões do STF,para que o povo brasileiro,assistisse, finalmente a um início de mudança no castigo da corrupção de 500 anos de hitória entre império e república.Os protagonistas desse filme,ministros do Supremo Tribunal Federal,Cezar Peluso, AyresBrito-aposentado-TeooriZavasscki-empossado-eo novo herói nacional,Joaquim Barbosa que tomou posse como o mais novo Presidente do Supremo,tiveram que bater de frente com uma quadrilha muito bem articulada e que era dividida pelo então ministro do governo Lula,José Dirceu,da Casa Civil.A trama que se escondia muito estrategicamente estudadas por todos,tinha com saída do dinheiro,as mãos de Marcos Valério,tesoureiro.Onze condenados á prisão,além de multa qe vai até 2,8 mil.Os regimes vão de fechados a penitenciárias máxima e média,até semiabertos e restrições de direitos.Todavia,o povo brasileiro,potanto ver poderosos,ricos,se livrarem de cadeias,ainda não está acreditando no que pode acomtecer de real.A tentativa justa e severa ,dentro do julgamento sem dúvida,fez acender na dulidade de nosso povo,uma chama de fé tão caracteristico  do Brasil.Então teria advir do seio da humildade,do  aprendizado com a vida,calçada em um dia a dia,na honestidade do suor de um pedreiro e na força da mulher,"Maria,Maria"tão bem expressa pelo cantor Milton  Nascimento,estampada na mãe desse negro juiz,de julgamento claro,a insistência de provar ao bando,que  a jusitça enxerga  e é cega quando bate o martelo.Não podemos enaltecer o resultado final do julgamento,daquilo  que é tido  como o maior escândalo de corrupção política do pais,sem deixar de sorrir e ver que a honestidade não tem cor de pele.È revestida de luz.     
 
                                     
                                  
         Embora as prisões fiquem para 2013,devido ao receso,é alentador que o STF determinou a perda  de mandatos para deputados condenados.Mas...mas ordem judicial é para ser cumprida.O senhor Sarney e o Marcos Maia, não acharam justo a perda de mandatos dos deputados condenados.Agora,eu pergunto: desde quando condenados pela justiça tem direitos?Tem que ficar calado e cumprir apena,para aprederem que com rio cheio,raio de relâmpago e....não se brinca.
        Tá decretado pelo povo:ministro,mande prender tanbém  os dois.
 
 
 
     TEXTO E POSTAGEM: EUDES NAZARENO
          

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CETAMINA


 

                               DEPRESSÃO

   O avanço da doença de um advogado norte-americano de 40 anos, depois de recuperado fez com que ele descrevesse a doença que o acometia como o encontro com o “demônio do meio-dia”. Trata-se de Andrew Solomon, autor de um pequeno clássico sobre o tema em 2001. Deixou de trabalhar, não se comunicava com a família, isolou-se no quarto, comia a comida fria, sem se importar, os banhos tornaram-se raros e o barbear, deixou de lado. Isso acontecia no lar, entre a esposa e os filhos. A comunicação era apenas por bilhetes, por debaixo da porta . Coisas como “papai, sinto a sua falta” e até pensar em suicídio foram vibrações que passaram pela cabeça do advogado.

                                TRATAMENTO
 

    Ao contrário de muitos doentes, os tratamentos à base de eletrochoques, não corresponderaram positivamente. Aí, entrou em ação, ainda em modo experimental em seres humanos e animais, a Cetamina. Lembra o psiquiatra Carlos Zarate, chefe do programa de terapias experimentais para transtorno de humor e ansiedade, do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, que ele era outra pessoa. Uma transformação impressionante, num curto espaço de tempo. Diz o psiquiatra que a Cetamina é “indiscutìvelmente a descoberta mais decisiva para o tratamento da depressão em meio século”.
A mais comum das doenças psiquiátricas atinge quase 20% da população mundial. Isso equivale a 1,4 bilhão de pessoas, das quais 38,8 milhões são brasileiros. A cetamina é uma luz na escuridão da busca para a solução. Usada e aperfeiçoada na década de 60, para atendimento aos soldados, na guerra do Vietnã, a Cetamina passou a ser consumida nos anos 90, como alucinógeno, nas baladas, no ritmo da música técno. Quando aplicada, cerca de 40 minutos após, a droga regula as taxas cerebrais de glutamato, neurotransmissor de ação extraordinária sobre o cérebro. Como todos os antidepressivos, ela atua no hipocampo e no córtex pré-frontal, regiões do cérebro associados à modulação do humor e aos processos de cognição, em especial à memória e ao aprendizado. Mesmo em tratamento, 1% das mulheres e 7% dos homens cometem suicídio. Isso ocorre geralmente, nas duas primeiras semanas de tratamento, quando o corpo dá sinal de recuperação, mas a mente continua em desespero. Sob a forma de injeção, a Cetamina só pode ser aplicada em ambiente hospitalar com o acompanhamento de um anestesista. Durante os 40 minutos de aplicação do procedimento, o paciente pode ter a sensação de disssociação entre o corpo e a mente, como se formas, cores e movimentos se embaralhassem – chamada ‘viagem’. Duas semanas depois, seus efeitos antidepressivos, se extinguem.
 
 
                                               SINTOMAS


      A depressão é uma doença muito complexa com impacto em diversos sistemas cerebrais e em outros órgãos. Vem acompanhada de outras complicações de saúde: Insônia, doenças cardiovasculares, diabetes, demências e outros transtornos psiquiátricos associados. Porém, nem todas essas relações foram completamente explicadas pela ciência. A expectativa, é que de 15 a 20% da população mundial, sofrerá de depressão, em algum momento da vida. 50% desses pacientes serão vítimas da doença de forma mais grave; 20 vezes maior é a probabilidade de suicídio entre os depressivos, quando comparados à população em geral; 30 a 40% dos doentes, não respondem aos tratamentos disponíveis atualmente. Apenas um terço dos pacientes se recupera com depessivos  tradicionais.
Bem, no meu entender, o que falta ao mundo é uma perfeita harmonia entre o cérebro, que é um instrumento da mente humana e o espírito, que é o instrumento que move o cérebro e por conseqüência, o comportamento, a inteligência. Está faltando DEUS.




Texto e Postagem: Eudes Nazareno.







sábado, 8 de dezembro de 2012

ROSA DAS ÁGUAS

                                                              

                                      ROSA DAS ÁGUAS

                                    
                                                           
                                     Rosa Branca,
                                     vestindo Iemanjá,
                                     perfume que arranca
                                     o sal das águas do mar,
 
                                     Vê se acende
                                     o sol que custa a brilhar
                                     e assim esconde
                                     a deusa do mar.
 
                                     Rosa amarela,
                                     na lua cheia a dançar
                                     nessa aquarela,
                                     enfeite do teu colar,

                                    Sê teu sorriso,
                                    na boca nua a cantar,
                                    o paraíso,
                                    pele morena de mar.

                                    Rosa lilás,
                                    tiara do teu astral,
                                    rio que se vai,
                                    num oceano de sal,
                  
                                     Sê tua luz,
                                     azul intenso a nadar
                                     no corpo nú,
                                     febre das ondas do mar.

                                     Rosa vermelha,
                                     centelha a desabrochar,
                                     cheiro que espalha
                                     o lume de Iemanjá,

                                     Sê tua cor,
                                     meu jardim a brotar
                                     a tua flor,
                                    filha das águas do mar.


        Texto e Postagem:Eudes Nazareno.                                      

             
                                  
                                                              

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

VIDAS SECAS





                       A seca no nordeste brasileiro, não é apenas um fenômeno da natureza. É certo que ela, a terrível, é sempre esperada de tempos em tempos. A exemplo dessa cruel situação de terra queimando a vegetação e ceifando vidas, estão em paralelo, os terremotos e maremotos na Ásia, os ciclones tropicais e europeus e os furacões nos Estados Unidos e América Central. Por incrível que pareça, a mais fácil das prevenções a serem contornadas com aplicações científicas, técnicas e sobretudo, políticas, é a seca. Não vamos falar aqui, de 'segmentos' na política. Vamos nos ater, aos interesses que Natureza promove, aí sim, políticos. Ciência e tecnologia, são usados, não para resolver de vez, a cada ciclo da seca, o problema da morte lenta, de animais irracionais e eleitores irracionai, com a promessa de procurar agulha em palheiro seco, pegando fogo, que vai só acrescentar, no ego de políticos aproveitadores, um paliativo caminhão pipa, uma relés cesta básica, para enganar as tripas. E se for afetado o sistema de energia elétrica? Iremos à exemplo dos paises de primeiro mundo, buscar a solução nos derivados de petróleo? Tanta luz solar, tanto vento,um rio que 'sabe' por onde corre desde o início na seera da Canastra, em Minas e caprichosamente deságua nos mares do nordeste do país. Um "Velho Chico", como canta Caetano Veloso na música O Ciúme, que irônicamente zomba com a cara dessa troça nojenta, que só faz usar o povo, dando pão e circo prá enganar. Desde D. Pedro II, essa transposição das águas do S. Francisco é sonhada, planejada e agora iniciada, prá rimar, parada.
                       Mas tem uma notícia, pelo menos animadora. Segundo o governo da princesa Dilma Roussef, cerca de trezentos mil paraibanos vão sair da posição de lascados para serem promovidos a pobres. O alento governamental se baseia na distribuição de bolsas, no meu entender, esmolas, que são distribuidas com a intenção de dizer: "a seca existe mas ninguém morre seco de fome" E a agricultura? e os animais que morrem à beira das rodovias nordestinas, paraibanas, como se num gesto de demonstração tabém diriam"temos fome e sede?
                      O problema é tão simples de solucionar. Está bem na cara. Usando a energia eólica, com cataventos, perfurando poços, em qualquer pedaço desse nordeste, no subsolo, tem água. Muita água.O que não cai de cima está bem guardado embaixo. O negócio é seguinte: Não deixar o povo de barriga cheia, fruto do próprio trabalho, do abençoado suor, só pensar em agradecer, porque está sobrevivendo. Um povo que não vive, apenas aguenta. Ainda assim, uma gente que rí.

             Texto e Postagem: Eudes Nazareno

                            7 de dezembro de 2012.
                     
                                                            


                       

 

        

sábado, 1 de dezembro de 2012

OPTOMETRIA


                             A ATIVIDADE DO OPTOMETRISTA


                   
         Diferenças entre os cursos de optometria e oftalmologia.
                       
                   Quem se forma em oftalmologia deve fazer medicina depois de se especializar por mais três anos em Oftalmologia. O óptico-optometrista tem hoje três cursos distintos: o curso técnico, tecnologia de dois anos e bacharelado só em optometria. Apenas o graduado em optometria pode ser responsável por uma ótica. O técnico e o tecnólogo não podem exercer tal função. Outra diferença importante entre o curso técnico e o superior é o aparato tecnológico maior e os subsídios para verificação de patologias, além de ter maior gama de especializações em que os alunos do nível superior têm uma carga horária maior.
                                                    
                                 CAMPO DE TRABALHO
              
                     O mercado  é bastante amplo , mas vai depender da especialização do profissional. Há no mercado posições como optometristas em clínicas oftalmlógicas ou oportunidades de abrir sua própria ótica ou consultório, para atender a clientela. Muitos vão para área de pesquisa, ensino, no desenvolvimento desenvolvimento de novos matriais. Nesse caso trabalham na indúsria de lentes oftalmlógicas. Outros trabalham na área administrativa no ramo ótico.Podem ainda atuar como consultor de montagem e furçagem.

                                 CONTATO COM O CLIENTE

                   O cuidado na observação de pessoas portadoras de diabetes ou pressão alta dá ao optometrista o direto de tomar os cuidados primários e fazer o encaminhamento ao oftalmologista. No mais, é aquele profissional que oferece à população, acesso mais fácil, por atender em óticas ou consultórios. Além do mais, deve ter a noção de que o paciente tem em seu dia a dia e não pensar só numa lente a ser indicada para uma criança ou alguém  que trabalha diretamente com computador e sim, indicar cada tipo de tratamento adequado para cada tipo de paciente.

                                 REGISTRO PROFISSIONAL

                  Fica sob a responsabilidade do Conselho Federal de Ótica e Optometria e  os Estados têm Conselhos Regionais. A optometria existe desde 1933, com a criação do curso técnico e mais recentemente o superior. Mas, a optometria está presente na vida das pessoas há mais de um século. No Brasil ganhou status de carreira reconhecida há cerca de três anos.


                Texto e Postagem : Eudes Nazareno
              
               Fonte de pesquisa: Centro Ótico.
 
              


 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A CLÍNICA

                                      

                                     

      Os olhos fixos,vidrados,paralisados no objeto sem distância definida, nem forma constante,pareciam ao mesmo tempo analisarem e serem analisados.O  ambiente tomava na forma espaço-tempo,uma abstração cartesiana que intrigava um caminho de obsessão tanbém metafísica.
  As horas parecia muito lentas numa velocidade estonteante medidas por um imenso relógio sem norte.Nem barras ,nem paredes,nem cadeados.Os sentidos terrivelmente livres,perambulam por ruas escuras,mas que ao mesmo tempo não tinham destino de passageiro.Por vezes incertas,levavam num flash luminoso,que tornavam confusa qualquer conclusão lógica.Uma sensação   de frio comgelava no sangue,o vai e vem dos glóbulos ,tornando-os lentos,pesados,num prolomgamento quilométrico nas veias.A busca constante na concentração entre objeto olho,era a única coisa que ainda parecia de um comportamento humano.Nem sede,nem fome,nem cansaço.Um estranho prazer era o que ligava o mundo e um mundo.
    Tudo dentro de um mesmo universo vago, perdido,completo e vazio.O sentido da vontade,estranhamente prendia o olhar esgazeado naquele objeto.Sentia dentro das paredes,a inexistência de limites.Ao mesmo tempo o ar rarefeito,transformava o sufocante calor numa onda de suor,que envolvia o corpo físico num rio de águas viscosas.O zumbido  constante dentro dos ouvidos,soavam  como uma lixa elétrica, num acorde harmônico de tensão,acompanhado de uma falta de tato.Flutuava sem o toque do equilíbrio de referência.Somente o vislumbre do objeto ainda mantia aquele estado de sonho,no vagar pesadelo.
      Agora naquelas ruas escuras,vagava um passageiro.Os flashs luminosos,apareciam cada vez mais constantemente,embora essa talvez ,nova situação, tornasse bastante embaraçosa uma definição consciente entre ponto de partida e chegada.Os olhos até então, pétreos,ousavam passar pelos centímetros daquela distância indefinida ,numa tentativa de analisar  mais ,do que serem analisados.O esforço incomum,lembrava um ser,uma identidade.Não uma entidade.O toque agudo de uma agulha,já incomodava as rua escuras dos braços.O objeto perdido,exibia agora um explendor de um mosaíco brilhante.As medidas se encaixam na tela azul de uma montanha de cume branco,de um infinito de paz.
   São vinte horas e quinze minutos.È noite.È certeza.As ruas estão claras,destinadas.Os acordes são suaves.
   O objeto,se foi.
 
 
 
TEXTO:Eudes Nazareno
POSTAGEM:Milene Soares 

domingo, 11 de novembro de 2012

                                   Obama nas Alturas

 
 

             Democracia do futuro  para os  países democráticos.Eis aí, a vitrine para o planeta , de que foi exemplo, a eleição pra presidente dos Estados Unidos.Uma democracia que se espelha exatamente onde  nasceu:na Grécia.Lá, os governantes eram escolhidos pelo povo, de modo claro e direto; no viva voz,com o braço levantado,quando indagado sobre qual candidato A ou B ,de.veria exercer a condição de político,de governante.
          E a expontaneadade,marca da democracia,era o que fazia valer. ,O modelo do resultado,instantâneo.No Brasil,exemplo  de apuração dos votos ,espelho  de agilidade,nesse quesito,tem de aprender com o que foi visto e mostrado pelos Estados Unidos, agora, na maneira como o eleitor participou nas eleições,já é sabido,que as eleições, na questão,processamento é livre vontade:não é necessário dar feriado, nacional,nem é obrigatório,título de eleitor.Coisa que não é privilégio  só  dos americanos. A questão é ,que o povo  lá ,pode usar de ferramentas,ou da mais utilizadas hoje, no planeta-a Internet.Quando se esperava que,a exemplo da última eleição o resultado fosse sair dois dias depois, saiu quase que imediatamente .Assim como você brinca ou manda recardo,assim foi com a maioria dos norte -americanos,votaram pelo twiter.Mas,como?Não se poderia votar duas ou mais vezes,e assim burlar a defesa da democracia? Resposta:não,por que no início do processo,em Atenas, o cidadão era identificado pelo nome,família,etc.Hoje,no mundo inteiro,você não tem nome. 
      Há tantosSilva,Ferreira,Sousa,Smith,Ivanovich,Honda,Breitner,Hickman e por aí vai,que o sistema ,que tudo controla como um grande irmão,se perderia se não fosse os números .Os alfabetos ,e portanto as letras têm limites .Os números são infintos.Por isso, twitada com devida identificação para uma central de informações  e...o voto  e será dado com a garantia.Esse será o processo que, sem dúvida se instalará no Brasil.Mas pra tanto,que seja feita a vontade do povo ,que aos poucos,vai impondo a maneira nova de escolher  os seus mandatários.
           Primeiro pelo imposição da lei da ficha limpa,uma conquista popular ;depois pelo  ir ou não as chatas seções eleitorais,denominadas como "abstenções",coisa cada vez mais comum,e menos comentada com espanto - considerações  à parte,acho que o planeta Terra,sempre politicamente dividido ,aplaudiu a releição do presidente Obama.Por que é muito pouco tempo para resoluções,definições,e outras tantas resoluções sociais,só quatro anos.O bom é que o povo norte-americano,escolheu,para dar mais uma chance aquele que foi escolhido há quatro anos.E o melhor que, devido a uma campanha acirrada,o presidente já tenha convidado o seu oponente Mitt Romney,para fazer parte das decisões  de governo.Por que ,sem dúvida,foi muito bom para a América Latina,a releição de Barack Obama,que sempre vê com bons olhos, a integração  dos povos,fazendo com  isso,ou retratando assim,a comfratenização entre os povos.
         Então aqui vai um recado ,Obama:
         
         "Imagine all the people,
          Living life in peace...."
 
 
 Texto:Eudes Nazareno
  postagem:Milene Soares

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

    
                         Canção Guerreira


 

       Rogai por nós, ó Tupã,

        Olhai nosso incerto amanhã,

        De luas e sol  tão sem graça,

        Escuro ,medo e trapaça.

 

       Deixai que eu fique,

       Ó Tupã,

       Despojado desse físico,

       Mas com a minha alma

       Pura e sã.

 

        Olhai  por nós ,ó Tupã,

        Pela clareza da noite,

         Pela certeza da idéia,

       Livre.....

         

 
 
     Texto: Eudes Nazareno
     Postagem: Milene Soares
 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PARABENS, PREFEITO!

 
                              



                                      PARABÉNS,PREFEITO!

             A diferença dos números, não deixa a  menor dúvida: o povo pessoense estava (e está) querendo mudanças. João Pessoa não é uma cidade de mentalidade comum. A prova  disso, está na realidade dos números. O prefeito eleito, do Partido dos Trabalhadores, foi o mais bem votado do país, no segundo turno. Obteve quase 70% dos votos. Mas isso demonstra, sobretudo, a visão de um novo comportamento político na sociedade paraibana, que, sem dúvida, tem em João Pessoa, a ressonância maior. Sendo uma cidade com características cosmopolitana, a , capital paraibana mostra, que,na realidade, é a cidade de todos os paraibanos Aqui, quem tem competência,se estabece Dito isso, lembro a voce, que Luciano Cartaxo é filho natural da cidade de Souza, no alto sertão paraibano. Mas, aprendeu tudo, aqui: das praias, ao Alto do Mateus, conseguiu conquistar um eleitorado que dá o que falar. Não vamos nos reter a fatos passados, porque o nos interessa, agora, é avançar numa série de propostas de campanha, que é muito bem assessorada  pela cúpula política brasileira. Lula e Dilma tiveram um papel muito importante nesse resultado, ancorado pela vertiginosa novidade, que é o atual prefeito Luciano Agra. A influência política do senador Cássio Cunha, não foi capaz de suplantar o pensamento inovador, que é característica dessa cidade e, que tem como bandeira,as vezes que preciso for, a força positiva, do NEGO . Embora negar não  seja uma forma positiva, essa influência tem, com certeza, uma previsão daquilo que poderemos ser, como um povo politizado, num futuro bem próximo: Nós queremos uma democracia verdadeiramente fundamentalizada naquilo que bem traduz a palavra: governo do povo, pelo povo e para o povo. Desde o direito conquistado pelas 'diretas já' - e eu comecei a votar a partir daí - que nós, brasileiros, ainda não assumimos a verdade de escolher. Ainda somos obrigados a ir as urnas, ou então sofreremos  certas retaliações sociais, apesar de o Brasil representar, hoje, no planeta, o país mais bem adiantado, no que se diz respeito a "eleições". Mas, é claro! Poiltíca é profissão, aqui. Então, tem sempre de ter um jeito, de levar o eleitor de uma maneira bem cômoda (um belo dia de domingo), daqui a dois anos para uma seção eleitoral, do que levar um Jipe a Marte. 


                        Texto: Eudes Nazareno
                 Postagem: Milene Soares  

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Debate político

          DEBATE  LUCIANO CARTAXO    X     CÍCERO LUCENA



       NO PRIMEIRO DEBATE PROMOVIDO ONTEM Á NOITE, DIA 16,TERÇA-FEIRA,ENTRE OS CANDIDATOS LUCIANO CARTAXO DO PT E CÍCERO LUCENA DO PSDB,TENDO COMO  MEDIADOR O JORNALISTA LUIS TORRES DA TV ARAPUÃ,JOÃO PESSOA E TRANSMITIDO PELA MESMA EMISSORA.OS DOIS CANDIDATOS  Á PREFEITURA DA CAPITAL NESTE SEGUNDO TURNO,APRESENTARAM DURANTE QUASE DUAS HORAS,AS SUAS PROPOSTAS NA BUSCA DE VOTO DO ELEITOR PESSOENSE.DENTRO DE UM BOM PADRÃO TÉCNICO, O APRESENTADOR  DEIXOU BASTANTE  Á VONTADE DOS DOIS,MESMO QUANDO UM DOS  PLEITEANTES FINGIRAM NÃO SABER DO TÉRMINO DOS TEMPOS DETERMINADOS PARA A PROVOCAÇÃO DO SORTEADO,PARA INICIAR A PERGUNTA DO TEMA SORTEADO,QUE FOI DE  ATÉ UM MINUTO E O TEMPO DA RESPOSTA QUE FOI DE DOIS MINUTOS.OS TEMAS EM DEBATE,SAÚDE PÚBLICA,SEGURANÇA,TRÂNSITO,TRANSPORTE PUBLICO,EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO,FORAM AMPLAMENTE DISCUTIDOS,DE FORMA BASTANTE DEMOCRÁTICA.
      EMBORA COM A MATURIDADE DE DOIS MANDATOS NA PREFEITURA DA CAPITAL,DE GOVERNADOR DO ESTADO E ATUALMENTE SENADOR, O CANDIDATO TUCANO ,CÍCERO LUCENA,DEIXOU TRANSPARECER UM CERTO AR DE INSEGURANÇA,TENTANDO ÁS VEZES CONFUNDIR O SEU ADVERSÁRIO,QUE SE MOSTROU MAIS TRANQUILO,PRINCIPALMENTE QUANDO APROVEITAVA UMA CUTUCADA POR PARTE  DO SEU OPONENTE..MAS,NO FRIGIR DOS OVOS,O OMELETE DEU PARA SATISFAZER AOS TELESPECTADORES,PELO MENOS ATÉ O SEGUNDO E ÚLTIMO DEBATE.

postado:EudesNazareno

terça-feira, 16 de outubro de 2012

MEU MESTRE...

Foi meu pai, o meu mestre maior. Mestre na maneira simples de ser, e na descontração de gerar dez filhos, na certeza de sentir que aquela seria a sua missão. Missão essa que se complementou, com a adoção de mais um. Onze. Nada demais pra quem gostava tanto de futebol. Um time de sete machos e quatro fêmeas. Um ponto de referência que nos deixou há trinta e poucos dias. Oito de setembro de 2012, justamente no dia em completou oitenta e dois anos. Um ciclo fechado. Perfeito, para quem escreveu na linha do tempo e viu o Face de uma família bem educada. Um mestre, junto a uma educadora. Minha mãe é a grande educadora, de hoje, onze filhos, netos e bisnetos. E não perde a alegria de mostrar a todos, que a vida continua, quando, ao segurar um dos que chegam ao mundo, agora, que a vida continua; que eles não tem nada a ver com o rítimo e sim, cantar a melodia de um novo acontecer. Minha mãe não é mestra; é educadora. Educou o comportamento coletivo de uma, duas, três gerações. Mostrou, apoiado no mestre –seu esposo – como aproveitar o talento que Deus não pára de dar, a cada ser que chega para uma nova experiência de vida. Fica difícil de ser administrado, quando não tem em si, o comportamento básico para um progresso rápido e claro, a ser atingido: o desenvolvimento do indivíduo. A inclusão social não é tarefa apenas de professores. É sim, obrigação dos pais, porquanto lhes foi dada essa missão, de serem verdadeiros educadores. O sorriso que uma criança dá a um professor, dentro de uma sala de aula, é o reflexo do equilíbrio que qualquer uma necessita, para espelhar diante do professor.

Agora pense, no quanto foi difícil foi a tarefa de educar aquele, que seria o grande transformador de um pensamento; de mudar o comportamento social, moral, filosófico e sobretudo,humano, de uma era. Jesus, foi, uma criança, como outra qualquer, com as mesmas necessidades fisiológicas e comportamentais das demais crianças. Ele, enquanto na fase de “educando”, não sabia da grande missão à qual estaria imcumbido. Mas, Maria, sabia desde o início, que teria diante de si, a difícil tarefa de lapidar uma pérola. E quanto mais rara é a espécie da jóia a ser mostrada, maior a paciência, o zelo, a certeza do resultado final.

Foi por isso, que quando ela O deixou na escola maior, a Faculdade da Vida, já tinha a certeza de que alí, estava o Mestre.

Eudes Nazareno. 16 de outubro de 2012.


Planeta 55




  Um  planeta  duas  vezes, maior do que  a Terra e composto quimicamente ,de Diamante  foi descoberto ,orbitando  uma estrela  que  e visível  a olho nú.
O planeta  rochoso,chamado 55 Cancri e,Gira em torno  de uma estrela  como  o sol a 40 anos .luz de distância,na constelação de câncer .Uma  ano  lá ,tem a duração  de 18 horas  terrestre. O planeta  é incrivelmente  quente ,com temperatura  em sua  superfície ,que atinge  1.648  grais Celsius.
As publicações ,seguidas  de conclusão cientifica ,serão  publicadas  no “Letters Astrophycal Jornal ”

Texto: Eudez Nazareno
Postado Por:Edson Silva




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Luiz Couto fala sobre o Tráfico de pessoas na Paraíba





O deputado Luiz Couto (PT-PB) ouviu nessa terça-feira (9), em audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tráfico de pessoas no Brasil, o professor adjunto do Centro de Ciênci
as Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sven Peterker, autor de um estudo sobre o tráfico de pessoas no estado.

Segundo Couto, o professor afirmou que travestis são aliciados no interior da Paraíba e obrigados a fazer cirurgias de forma artesanal e insegura para depois viajarem para a Itália. “Ele registrou 15 vítimas nessa situação e uma morte em decorrência desse procedimento cirúrgico”, acrescentou.

O parlamentar ressaltou que, no que diz respeito aos programas feitos pelos travestis, o docente informou que um travesti faz em média 15 programas por noite, movimentando aproximadamente 1.500 euros diariamente, e que se trabalhar 300 dias por ano totaliza cerca de 250 mil euros. “Peterker explicou que como já são 15 vítimas identificadas, o valor ultrapassaria 6 milhões de euros ano”, completou, salientando que o professor disse acreditar que mais de 30 pessoas já foram levadas à Europa.

Luiz Couto narrou que, no diagnóstico, Peterker constatou que a exploração sexual de crianças e adolescentes, os trabalhos escravo nas fazendas e domésticos são crimes evidentes no estado e que têm relação com o comércio de pessoas, “sendo que a exploração sexual de menores aparece em maior número”.

“No depoimento, o educador destacou que na Justiça da Paraíba não há condenação de processados por tráfico internacional de pessoas, enquanto que no vizinho Estado do Rio Grande do Norte existem, sim, casos de sentença condenatória”, relatou Luiz Couto.

De acordo com o deputado, Peterker aprofundou-se na temática do tráfico de pessoas depois de averiguar que na Paraíba inexiste estudo sobre o assunto. “Ele começou a reunir dados divulgados de reportagens entre 2005 e 2011, sistematizando as formas do tráfico de pessoas, perfil das vitimas e aliciadores e o comportamento da justiça diante dos crimes”.

Após acentuar que o depoimento reforça essa prática na Paraíba, Luiz Couto, que é vice-presidente da CPI, lamentou o fato de membros da família não perguntam de onde vem o dinheiro. “Muitos não querem nem saber o que seus familiares foram fazer em outros países”.

O parlamentar certificou que fará um requerimento para convidar o promotor de justiça Marinho Mendes, da Paraíba, para prestar depoimento acerca das denúncias de Sven Peterker

Fonte:paraibaonline.com.
Postado Por:Edson Silva

Lembraças



  Lembra-me o tempo, que escoa como água entre os dedos das mãos, imagens, momentos, que se eternizam como a frieza do gelo ou fogo. Eu era ainda um adolescente. Um menino que sonhava ser um monte de coisas, inclusive, jogador de futebol. E por isso, lá naqueles lindos idos, tínhamos em Jaguaribe, um time. Freqüentemente jogávamos contra o Estrela do Mar, Colégio Afonso Pereira. 7 de Setembro, o Duque de Caxias...Como líder do time,acertei um jogo além fronteiras. Faltava-nos desfiar um outro bairro  - que poderia ser Cruz das Armas, Torre, Roger... – mas o América do Varjão, me instigava. O  América era um time com formação infanto-juvenil e amador; um time de segunda Divisão no esporte paraibano. O nosso, treinava num campinho, no final da Floriano Peixoto, com garotos na idade entre doze e quinze anos.
   Morávamos em Jaguaribe, íamos à missa das sete trinta das manhãs do domingo, senão Frei Albino Schenneider (tio da atriz alemã, Rommy Schenneider) na nos permitia a entrada para os jogos, lá no Estrela do Mar – para assistir os jogos ou jogar. Tínhamos ruas calçadas, esgoto, um bairro fantástico. Não havia sentimento de diferenças sociais. Mas, o Varjão, me fascinava, quando à noite, eu ouvia a batida frenética dos tambores da Umbanda ou as emboladas dos cantadores do Coco. Também, ficava torcendo, para que aquele ônibus, superlotado, na descida do ABC para Varjão, não faltasse o freio; e na subida, não faltasse a força. Lá do final da Floriano, eu avistava o Rio Jaguaribe. Segundo Jpsé Marcelo, divisor de territórios, também, no comportamento, no jogo, no drible. Sabíamos que enfrentar o América infanto-juvenil, era uma tarefa que ia além de um simples resultado. O time do Varjão era valente. O campinho de pouca grama mas, com dimensões e áreas demarcadas, ficava hoje, onde está essa magnífica praça de esportes, perto da Igreja e S. Francisco. Me chamou a atenção, a estrutura do bairro. Um desencanto que se misturava ao som dos tambores,que soavam noite adentro, com a água que escorria, não de maneira cristalina, por entre os dedos das mãos. Mas, de uma deformidade suja,rastejando devagar num esgoto a céu aberto, por entre os dedos dos pés. Século XX, água encanada, casas sem fossa, esgoto com destino a tratamento... tão perto e tão distante! Só o esporte nos unia. Aquela garotada confiante,aquela vontade de matar a sede com convencimento, com amor.

O jogo terminou. Conseguimos um a zero, com um gol de craque, de Airton. Pra quê...? Não conformados com o resultado, nós saímos corridos “na pedra”, coisa fácil de se achar! Aquelas pedras de ferro, sabe, que se encontram em abundância na região do rio Jaguaribe. Jogamos, vencemos e...corremos.

  Hoje, venho diàriamente ao agora Rangel e, para tristeza minha, aquela 2 de Fevereiro, tão cheinha de água correndo à céu aberto, continua pedindo ao sol, que não faça chuva. Porque existe uma evolução fantástica, nesse bairro tão guerreiro, tão cheio de talentos, nas artes, nos espotes, na luta pela liberdade. Os emboladores de Coco, viraram rockeiros, funkeiros, hip hoqueiros, capoeiristas, artistas. O CRAC, bem defronte ao campinho do América, joga contra a violência das pedras do crack. Tão diferentes daquelas pedras que foram atiradas em nós e nem nos atingiram. O esgoto da 2 de Fevereiro é ainda à céu aberto. Uma rua, símbolo de um bairro, ligação direta do centro ao sul da capital. Não esconde. Mostra a sujeira que está soterrada, nos esgotos de outras tantas linhas de ligação interurbanas de João Pessoa.

Texto:Eudes Nazareno 
Postado Por: Edson Silva

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Crime do Mensalão



O ex-presidente do PT,José Genoino ,foi condenado pelo Crime de Corrupção ativa,isso é,oferecer Vantagem indevida.
O voto foi,proferido pelo ministro Gilmar Mendes,nesta 3ª feira,durante o julgamento do processo do mensalão , no supremo tribunal Federal ,que formou a maioria de seis votos a um, total de dez votos possíveis .com apenas um voto de ser condenado,também por corrupção ativa, crime que prevê pena de 12 anos de prisão
Gilmar Guedes,destacou ainda,que José Dirceu tinha grande influência é era responsável pela articulação política do governo,com congresso nacional. O ministro diz ainda,que todos os acordados políticos do governo do ex-presidente Lula ,tinha a “chancela de Zé Dirceu “.Ao final esta é a conclusão do ministro Gilmar Guedes consta dos autos do julgamento .Diante de todos esse contexto,não como não se chegar à conclusão que Dirceu não sabia do esquema irregular de distribuição de recurso para a base governista,como também contribuiu para sua estruturação.

Texto:Edudes Nazareno
Postado Por:Edson Silva

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

2º Turno na Capital Paraibana







Luciano Cartaxo, do PT, Confirmou a sua esperada vantagem e chegou em 1º lugar na disputa pela prefeitura,no 2º turno,com Cícero Lucena.O Petista venceu o primeiro turno das eleições com 142,158 votos,o que representa 38,32% dos votos válidos em disputa muito acirrada para o segundo turno,Cícero Lucena,do PSDB,levou a melhor contra Estela Bezerra, do PSB.

Cícero teve a votação de 75.170 votos o que representa 20,27%dos votos Válidos Estela Obteve 20,08% dos votos validos o candidato Luciano Cartaxo ,parte para o segundo turno com uma larga vantagem de 66,988 votos – sobre o 2º colocado , o senado Cícero Lucena.Mas votação começa do Zero .apenas,demonstra,em termos teórico ,que o candidato Luciano Cartaxo ,é mais uma vez,favorito como mostrou as pesquisa durante o 1º turno.Já para a câmara municipal , os quatro primeiros colocados foram Raoni Mendes,do PDT,Bruno Farias,do PPS,Durval Ferreira, do PP, é Bira do PSB.

Já em Campina Grande chamou a atenção que nenhuma mulher foi eleita para a câmara dos Vereadores

Texto:Eudes Nazareno
Postado Por:Edson Silva



sábado, 6 de outubro de 2012

Estratégia de Saúde da Família.




      O Ministério da Saúde definiu a Saúde da Família como Estratégia prioritária para a organização e fortalecimento da APS – atenção primária à saúde- no país. Por meio dessa estratégia, a atenção a saúde é feita por uma equipe composta por profissionais de diferentes categorias trabalhando de forma articulada, que considera as pessoas como um todo, levando em conta suas condições de trabalho, d moradia, suas relações com a família e com a comunidade.

      Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, os ACS (Agente Comunitária de Saúde) , e uma equipe de saúde bucal de acordo com o gestor.

      A rotina de trabalho das equipes inclui o conhecimento do território, da população da dinâmica familiar e social, que são ferramentas valiosas para o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações desenvolvidas. É necessário que exista, entre a comunidade e os profissionais de saúde, uma relação de confiança, atenção e respeito que se dá na medida em que os usuários têm suas necessidades de saúde atendidas.

      A população sob a responsabilidade da equipe deve ser cadastrada e acompanhada, entendem-se suas necessidades de saúde como resultado também das suas condições sociais, ambientais e econômicas em que vive.
      A participação popular e o controle social devem ser estimulados na ação cotidiana que se dá em reuniões de comunidade, grupos ofertados como: HÁ, GES, idosos, etc.

      Muito mais do que apenas o cumprimento da lei, a Estratégia de Saúde da Família tem uma profunda identidade de propósitos com a defesa da participação popular, particularmente na adequação das ações de saúde às necessidades da população.

Texto: Jucileide Silva
Postado Por:Edson Silva