sábado, 1 de dezembro de 2012

OPTOMETRIA


                             A ATIVIDADE DO OPTOMETRISTA


                   
         Diferenças entre os cursos de optometria e oftalmologia.
                       
                   Quem se forma em oftalmologia deve fazer medicina depois de se especializar por mais três anos em Oftalmologia. O óptico-optometrista tem hoje três cursos distintos: o curso técnico, tecnologia de dois anos e bacharelado só em optometria. Apenas o graduado em optometria pode ser responsável por uma ótica. O técnico e o tecnólogo não podem exercer tal função. Outra diferença importante entre o curso técnico e o superior é o aparato tecnológico maior e os subsídios para verificação de patologias, além de ter maior gama de especializações em que os alunos do nível superior têm uma carga horária maior.
                                                    
                                 CAMPO DE TRABALHO
              
                     O mercado  é bastante amplo , mas vai depender da especialização do profissional. Há no mercado posições como optometristas em clínicas oftalmlógicas ou oportunidades de abrir sua própria ótica ou consultório, para atender a clientela. Muitos vão para área de pesquisa, ensino, no desenvolvimento desenvolvimento de novos matriais. Nesse caso trabalham na indúsria de lentes oftalmlógicas. Outros trabalham na área administrativa no ramo ótico.Podem ainda atuar como consultor de montagem e furçagem.

                                 CONTATO COM O CLIENTE

                   O cuidado na observação de pessoas portadoras de diabetes ou pressão alta dá ao optometrista o direto de tomar os cuidados primários e fazer o encaminhamento ao oftalmologista. No mais, é aquele profissional que oferece à população, acesso mais fácil, por atender em óticas ou consultórios. Além do mais, deve ter a noção de que o paciente tem em seu dia a dia e não pensar só numa lente a ser indicada para uma criança ou alguém  que trabalha diretamente com computador e sim, indicar cada tipo de tratamento adequado para cada tipo de paciente.

                                 REGISTRO PROFISSIONAL

                  Fica sob a responsabilidade do Conselho Federal de Ótica e Optometria e  os Estados têm Conselhos Regionais. A optometria existe desde 1933, com a criação do curso técnico e mais recentemente o superior. Mas, a optometria está presente na vida das pessoas há mais de um século. No Brasil ganhou status de carreira reconhecida há cerca de três anos.


                Texto e Postagem : Eudes Nazareno
              
               Fonte de pesquisa: Centro Ótico.
 
              


 

0 comentários:

Postar um comentário