No dia 10 de setembro de 1808 circulou a primeira edição da Gazeta do Rio de Janeiro. Foi o primeiro jornal impresso do Brasil
A Gazeta era um jornal oficial da corte, mas tem grande simbolismo, porque até então era proibido para os brasileiros terem publicações impressas.
Observando o jornal, na verdade percebe-se que era apenas uma forma de divulgação de avisos e notícias sem muita importância. Mas a Corte percebeu a oportunidade, e divulgava o que acontecia na Europa Napoleônica. O informativo circulava duas vezes por semana e era feito pela Imprensa Régia, órgão que atualmente publica o Diário Oficial da União. Divulgava basicamente comunicados oficiais e publicações sobre decisões reais.
Também havia espaço para notícias sobre a política internacional, mas por seu caráter oficial, a Gazeta era considerada um veículo parcial e comprometido. O jornal ainda noticiava, mesmo que de maneira superficial, obras e textos científicos.
Antes da chegada da família real no Brasil, toda atividade de imprensa era proibida no país e mesmo sendo um órgão oficial do governo português, a Gazeta do Rio de Janeiro era editada sob censura prévia.
Postado Por:Edson Silva
0 comentários:
Postar um comentário