quarta-feira, 31 de outubro de 2012

    
                         Canção Guerreira


 

       Rogai por nós, ó Tupã,

        Olhai nosso incerto amanhã,

        De luas e sol  tão sem graça,

        Escuro ,medo e trapaça.

 

       Deixai que eu fique,

       Ó Tupã,

       Despojado desse físico,

       Mas com a minha alma

       Pura e sã.

 

        Olhai  por nós ,ó Tupã,

        Pela clareza da noite,

         Pela certeza da idéia,

       Livre.....

         

 
 
     Texto: Eudes Nazareno
     Postagem: Milene Soares
 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PARABENS, PREFEITO!

 
                              



                                      PARABÉNS,PREFEITO!

             A diferença dos números, não deixa a  menor dúvida: o povo pessoense estava (e está) querendo mudanças. João Pessoa não é uma cidade de mentalidade comum. A prova  disso, está na realidade dos números. O prefeito eleito, do Partido dos Trabalhadores, foi o mais bem votado do país, no segundo turno. Obteve quase 70% dos votos. Mas isso demonstra, sobretudo, a visão de um novo comportamento político na sociedade paraibana, que, sem dúvida, tem em João Pessoa, a ressonância maior. Sendo uma cidade com características cosmopolitana, a , capital paraibana mostra, que,na realidade, é a cidade de todos os paraibanos Aqui, quem tem competência,se estabece Dito isso, lembro a voce, que Luciano Cartaxo é filho natural da cidade de Souza, no alto sertão paraibano. Mas, aprendeu tudo, aqui: das praias, ao Alto do Mateus, conseguiu conquistar um eleitorado que dá o que falar. Não vamos nos reter a fatos passados, porque o nos interessa, agora, é avançar numa série de propostas de campanha, que é muito bem assessorada  pela cúpula política brasileira. Lula e Dilma tiveram um papel muito importante nesse resultado, ancorado pela vertiginosa novidade, que é o atual prefeito Luciano Agra. A influência política do senador Cássio Cunha, não foi capaz de suplantar o pensamento inovador, que é característica dessa cidade e, que tem como bandeira,as vezes que preciso for, a força positiva, do NEGO . Embora negar não  seja uma forma positiva, essa influência tem, com certeza, uma previsão daquilo que poderemos ser, como um povo politizado, num futuro bem próximo: Nós queremos uma democracia verdadeiramente fundamentalizada naquilo que bem traduz a palavra: governo do povo, pelo povo e para o povo. Desde o direito conquistado pelas 'diretas já' - e eu comecei a votar a partir daí - que nós, brasileiros, ainda não assumimos a verdade de escolher. Ainda somos obrigados a ir as urnas, ou então sofreremos  certas retaliações sociais, apesar de o Brasil representar, hoje, no planeta, o país mais bem adiantado, no que se diz respeito a "eleições". Mas, é claro! Poiltíca é profissão, aqui. Então, tem sempre de ter um jeito, de levar o eleitor de uma maneira bem cômoda (um belo dia de domingo), daqui a dois anos para uma seção eleitoral, do que levar um Jipe a Marte. 


                        Texto: Eudes Nazareno
                 Postagem: Milene Soares  

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Debate político

          DEBATE  LUCIANO CARTAXO    X     CÍCERO LUCENA



       NO PRIMEIRO DEBATE PROMOVIDO ONTEM Á NOITE, DIA 16,TERÇA-FEIRA,ENTRE OS CANDIDATOS LUCIANO CARTAXO DO PT E CÍCERO LUCENA DO PSDB,TENDO COMO  MEDIADOR O JORNALISTA LUIS TORRES DA TV ARAPUÃ,JOÃO PESSOA E TRANSMITIDO PELA MESMA EMISSORA.OS DOIS CANDIDATOS  Á PREFEITURA DA CAPITAL NESTE SEGUNDO TURNO,APRESENTARAM DURANTE QUASE DUAS HORAS,AS SUAS PROPOSTAS NA BUSCA DE VOTO DO ELEITOR PESSOENSE.DENTRO DE UM BOM PADRÃO TÉCNICO, O APRESENTADOR  DEIXOU BASTANTE  Á VONTADE DOS DOIS,MESMO QUANDO UM DOS  PLEITEANTES FINGIRAM NÃO SABER DO TÉRMINO DOS TEMPOS DETERMINADOS PARA A PROVOCAÇÃO DO SORTEADO,PARA INICIAR A PERGUNTA DO TEMA SORTEADO,QUE FOI DE  ATÉ UM MINUTO E O TEMPO DA RESPOSTA QUE FOI DE DOIS MINUTOS.OS TEMAS EM DEBATE,SAÚDE PÚBLICA,SEGURANÇA,TRÂNSITO,TRANSPORTE PUBLICO,EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO,FORAM AMPLAMENTE DISCUTIDOS,DE FORMA BASTANTE DEMOCRÁTICA.
      EMBORA COM A MATURIDADE DE DOIS MANDATOS NA PREFEITURA DA CAPITAL,DE GOVERNADOR DO ESTADO E ATUALMENTE SENADOR, O CANDIDATO TUCANO ,CÍCERO LUCENA,DEIXOU TRANSPARECER UM CERTO AR DE INSEGURANÇA,TENTANDO ÁS VEZES CONFUNDIR O SEU ADVERSÁRIO,QUE SE MOSTROU MAIS TRANQUILO,PRINCIPALMENTE QUANDO APROVEITAVA UMA CUTUCADA POR PARTE  DO SEU OPONENTE..MAS,NO FRIGIR DOS OVOS,O OMELETE DEU PARA SATISFAZER AOS TELESPECTADORES,PELO MENOS ATÉ O SEGUNDO E ÚLTIMO DEBATE.

postado:EudesNazareno

terça-feira, 16 de outubro de 2012

MEU MESTRE...

Foi meu pai, o meu mestre maior. Mestre na maneira simples de ser, e na descontração de gerar dez filhos, na certeza de sentir que aquela seria a sua missão. Missão essa que se complementou, com a adoção de mais um. Onze. Nada demais pra quem gostava tanto de futebol. Um time de sete machos e quatro fêmeas. Um ponto de referência que nos deixou há trinta e poucos dias. Oito de setembro de 2012, justamente no dia em completou oitenta e dois anos. Um ciclo fechado. Perfeito, para quem escreveu na linha do tempo e viu o Face de uma família bem educada. Um mestre, junto a uma educadora. Minha mãe é a grande educadora, de hoje, onze filhos, netos e bisnetos. E não perde a alegria de mostrar a todos, que a vida continua, quando, ao segurar um dos que chegam ao mundo, agora, que a vida continua; que eles não tem nada a ver com o rítimo e sim, cantar a melodia de um novo acontecer. Minha mãe não é mestra; é educadora. Educou o comportamento coletivo de uma, duas, três gerações. Mostrou, apoiado no mestre –seu esposo – como aproveitar o talento que Deus não pára de dar, a cada ser que chega para uma nova experiência de vida. Fica difícil de ser administrado, quando não tem em si, o comportamento básico para um progresso rápido e claro, a ser atingido: o desenvolvimento do indivíduo. A inclusão social não é tarefa apenas de professores. É sim, obrigação dos pais, porquanto lhes foi dada essa missão, de serem verdadeiros educadores. O sorriso que uma criança dá a um professor, dentro de uma sala de aula, é o reflexo do equilíbrio que qualquer uma necessita, para espelhar diante do professor.

Agora pense, no quanto foi difícil foi a tarefa de educar aquele, que seria o grande transformador de um pensamento; de mudar o comportamento social, moral, filosófico e sobretudo,humano, de uma era. Jesus, foi, uma criança, como outra qualquer, com as mesmas necessidades fisiológicas e comportamentais das demais crianças. Ele, enquanto na fase de “educando”, não sabia da grande missão à qual estaria imcumbido. Mas, Maria, sabia desde o início, que teria diante de si, a difícil tarefa de lapidar uma pérola. E quanto mais rara é a espécie da jóia a ser mostrada, maior a paciência, o zelo, a certeza do resultado final.

Foi por isso, que quando ela O deixou na escola maior, a Faculdade da Vida, já tinha a certeza de que alí, estava o Mestre.

Eudes Nazareno. 16 de outubro de 2012.


Planeta 55




  Um  planeta  duas  vezes, maior do que  a Terra e composto quimicamente ,de Diamante  foi descoberto ,orbitando  uma estrela  que  e visível  a olho nú.
O planeta  rochoso,chamado 55 Cancri e,Gira em torno  de uma estrela  como  o sol a 40 anos .luz de distância,na constelação de câncer .Uma  ano  lá ,tem a duração  de 18 horas  terrestre. O planeta  é incrivelmente  quente ,com temperatura  em sua  superfície ,que atinge  1.648  grais Celsius.
As publicações ,seguidas  de conclusão cientifica ,serão  publicadas  no “Letters Astrophycal Jornal ”

Texto: Eudez Nazareno
Postado Por:Edson Silva




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Luiz Couto fala sobre o Tráfico de pessoas na Paraíba





O deputado Luiz Couto (PT-PB) ouviu nessa terça-feira (9), em audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tráfico de pessoas no Brasil, o professor adjunto do Centro de Ciênci
as Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sven Peterker, autor de um estudo sobre o tráfico de pessoas no estado.

Segundo Couto, o professor afirmou que travestis são aliciados no interior da Paraíba e obrigados a fazer cirurgias de forma artesanal e insegura para depois viajarem para a Itália. “Ele registrou 15 vítimas nessa situação e uma morte em decorrência desse procedimento cirúrgico”, acrescentou.

O parlamentar ressaltou que, no que diz respeito aos programas feitos pelos travestis, o docente informou que um travesti faz em média 15 programas por noite, movimentando aproximadamente 1.500 euros diariamente, e que se trabalhar 300 dias por ano totaliza cerca de 250 mil euros. “Peterker explicou que como já são 15 vítimas identificadas, o valor ultrapassaria 6 milhões de euros ano”, completou, salientando que o professor disse acreditar que mais de 30 pessoas já foram levadas à Europa.

Luiz Couto narrou que, no diagnóstico, Peterker constatou que a exploração sexual de crianças e adolescentes, os trabalhos escravo nas fazendas e domésticos são crimes evidentes no estado e que têm relação com o comércio de pessoas, “sendo que a exploração sexual de menores aparece em maior número”.

“No depoimento, o educador destacou que na Justiça da Paraíba não há condenação de processados por tráfico internacional de pessoas, enquanto que no vizinho Estado do Rio Grande do Norte existem, sim, casos de sentença condenatória”, relatou Luiz Couto.

De acordo com o deputado, Peterker aprofundou-se na temática do tráfico de pessoas depois de averiguar que na Paraíba inexiste estudo sobre o assunto. “Ele começou a reunir dados divulgados de reportagens entre 2005 e 2011, sistematizando as formas do tráfico de pessoas, perfil das vitimas e aliciadores e o comportamento da justiça diante dos crimes”.

Após acentuar que o depoimento reforça essa prática na Paraíba, Luiz Couto, que é vice-presidente da CPI, lamentou o fato de membros da família não perguntam de onde vem o dinheiro. “Muitos não querem nem saber o que seus familiares foram fazer em outros países”.

O parlamentar certificou que fará um requerimento para convidar o promotor de justiça Marinho Mendes, da Paraíba, para prestar depoimento acerca das denúncias de Sven Peterker

Fonte:paraibaonline.com.
Postado Por:Edson Silva

Lembraças



  Lembra-me o tempo, que escoa como água entre os dedos das mãos, imagens, momentos, que se eternizam como a frieza do gelo ou fogo. Eu era ainda um adolescente. Um menino que sonhava ser um monte de coisas, inclusive, jogador de futebol. E por isso, lá naqueles lindos idos, tínhamos em Jaguaribe, um time. Freqüentemente jogávamos contra o Estrela do Mar, Colégio Afonso Pereira. 7 de Setembro, o Duque de Caxias...Como líder do time,acertei um jogo além fronteiras. Faltava-nos desfiar um outro bairro  - que poderia ser Cruz das Armas, Torre, Roger... – mas o América do Varjão, me instigava. O  América era um time com formação infanto-juvenil e amador; um time de segunda Divisão no esporte paraibano. O nosso, treinava num campinho, no final da Floriano Peixoto, com garotos na idade entre doze e quinze anos.
   Morávamos em Jaguaribe, íamos à missa das sete trinta das manhãs do domingo, senão Frei Albino Schenneider (tio da atriz alemã, Rommy Schenneider) na nos permitia a entrada para os jogos, lá no Estrela do Mar – para assistir os jogos ou jogar. Tínhamos ruas calçadas, esgoto, um bairro fantástico. Não havia sentimento de diferenças sociais. Mas, o Varjão, me fascinava, quando à noite, eu ouvia a batida frenética dos tambores da Umbanda ou as emboladas dos cantadores do Coco. Também, ficava torcendo, para que aquele ônibus, superlotado, na descida do ABC para Varjão, não faltasse o freio; e na subida, não faltasse a força. Lá do final da Floriano, eu avistava o Rio Jaguaribe. Segundo Jpsé Marcelo, divisor de territórios, também, no comportamento, no jogo, no drible. Sabíamos que enfrentar o América infanto-juvenil, era uma tarefa que ia além de um simples resultado. O time do Varjão era valente. O campinho de pouca grama mas, com dimensões e áreas demarcadas, ficava hoje, onde está essa magnífica praça de esportes, perto da Igreja e S. Francisco. Me chamou a atenção, a estrutura do bairro. Um desencanto que se misturava ao som dos tambores,que soavam noite adentro, com a água que escorria, não de maneira cristalina, por entre os dedos das mãos. Mas, de uma deformidade suja,rastejando devagar num esgoto a céu aberto, por entre os dedos dos pés. Século XX, água encanada, casas sem fossa, esgoto com destino a tratamento... tão perto e tão distante! Só o esporte nos unia. Aquela garotada confiante,aquela vontade de matar a sede com convencimento, com amor.

O jogo terminou. Conseguimos um a zero, com um gol de craque, de Airton. Pra quê...? Não conformados com o resultado, nós saímos corridos “na pedra”, coisa fácil de se achar! Aquelas pedras de ferro, sabe, que se encontram em abundância na região do rio Jaguaribe. Jogamos, vencemos e...corremos.

  Hoje, venho diàriamente ao agora Rangel e, para tristeza minha, aquela 2 de Fevereiro, tão cheinha de água correndo à céu aberto, continua pedindo ao sol, que não faça chuva. Porque existe uma evolução fantástica, nesse bairro tão guerreiro, tão cheio de talentos, nas artes, nos espotes, na luta pela liberdade. Os emboladores de Coco, viraram rockeiros, funkeiros, hip hoqueiros, capoeiristas, artistas. O CRAC, bem defronte ao campinho do América, joga contra a violência das pedras do crack. Tão diferentes daquelas pedras que foram atiradas em nós e nem nos atingiram. O esgoto da 2 de Fevereiro é ainda à céu aberto. Uma rua, símbolo de um bairro, ligação direta do centro ao sul da capital. Não esconde. Mostra a sujeira que está soterrada, nos esgotos de outras tantas linhas de ligação interurbanas de João Pessoa.

Texto:Eudes Nazareno 
Postado Por: Edson Silva

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Crime do Mensalão



O ex-presidente do PT,José Genoino ,foi condenado pelo Crime de Corrupção ativa,isso é,oferecer Vantagem indevida.
O voto foi,proferido pelo ministro Gilmar Mendes,nesta 3ª feira,durante o julgamento do processo do mensalão , no supremo tribunal Federal ,que formou a maioria de seis votos a um, total de dez votos possíveis .com apenas um voto de ser condenado,também por corrupção ativa, crime que prevê pena de 12 anos de prisão
Gilmar Guedes,destacou ainda,que José Dirceu tinha grande influência é era responsável pela articulação política do governo,com congresso nacional. O ministro diz ainda,que todos os acordados políticos do governo do ex-presidente Lula ,tinha a “chancela de Zé Dirceu “.Ao final esta é a conclusão do ministro Gilmar Guedes consta dos autos do julgamento .Diante de todos esse contexto,não como não se chegar à conclusão que Dirceu não sabia do esquema irregular de distribuição de recurso para a base governista,como também contribuiu para sua estruturação.

Texto:Edudes Nazareno
Postado Por:Edson Silva

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

2º Turno na Capital Paraibana







Luciano Cartaxo, do PT, Confirmou a sua esperada vantagem e chegou em 1º lugar na disputa pela prefeitura,no 2º turno,com Cícero Lucena.O Petista venceu o primeiro turno das eleições com 142,158 votos,o que representa 38,32% dos votos válidos em disputa muito acirrada para o segundo turno,Cícero Lucena,do PSDB,levou a melhor contra Estela Bezerra, do PSB.

Cícero teve a votação de 75.170 votos o que representa 20,27%dos votos Válidos Estela Obteve 20,08% dos votos validos o candidato Luciano Cartaxo ,parte para o segundo turno com uma larga vantagem de 66,988 votos – sobre o 2º colocado , o senado Cícero Lucena.Mas votação começa do Zero .apenas,demonstra,em termos teórico ,que o candidato Luciano Cartaxo ,é mais uma vez,favorito como mostrou as pesquisa durante o 1º turno.Já para a câmara municipal , os quatro primeiros colocados foram Raoni Mendes,do PDT,Bruno Farias,do PPS,Durval Ferreira, do PP, é Bira do PSB.

Já em Campina Grande chamou a atenção que nenhuma mulher foi eleita para a câmara dos Vereadores

Texto:Eudes Nazareno
Postado Por:Edson Silva



sábado, 6 de outubro de 2012

Estratégia de Saúde da Família.




      O Ministério da Saúde definiu a Saúde da Família como Estratégia prioritária para a organização e fortalecimento da APS – atenção primária à saúde- no país. Por meio dessa estratégia, a atenção a saúde é feita por uma equipe composta por profissionais de diferentes categorias trabalhando de forma articulada, que considera as pessoas como um todo, levando em conta suas condições de trabalho, d moradia, suas relações com a família e com a comunidade.

      Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, os ACS (Agente Comunitária de Saúde) , e uma equipe de saúde bucal de acordo com o gestor.

      A rotina de trabalho das equipes inclui o conhecimento do território, da população da dinâmica familiar e social, que são ferramentas valiosas para o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações desenvolvidas. É necessário que exista, entre a comunidade e os profissionais de saúde, uma relação de confiança, atenção e respeito que se dá na medida em que os usuários têm suas necessidades de saúde atendidas.

      A população sob a responsabilidade da equipe deve ser cadastrada e acompanhada, entendem-se suas necessidades de saúde como resultado também das suas condições sociais, ambientais e econômicas em que vive.
      A participação popular e o controle social devem ser estimulados na ação cotidiana que se dá em reuniões de comunidade, grupos ofertados como: HÁ, GES, idosos, etc.

      Muito mais do que apenas o cumprimento da lei, a Estratégia de Saúde da Família tem uma profunda identidade de propósitos com a defesa da participação popular, particularmente na adequação das ações de saúde às necessidades da população.

Texto: Jucileide Silva
Postado Por:Edson Silva

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O SUS Uma Política de saúde





.
    As Políticas Públicas de saúde é uma totalidade de ações, metas e planos que os governos (Nacional, Estadual e Municipal), traçam para alcançar o bem estar da sociedade e o interesse público.

      O SUS,Sistema Único de Saúde,então surgiu a partir da Constituição de 1988 para que toda população brasileira tenha acesso ao atendimento público de saúde.

      O artigo 198 da Constituição de 1988 define que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e devem constituir um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

Descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

Participação da comunidade.

      Em dezembro de 1990 o artigo 198 da Constituição Federal foi regulamentado pela Lei nº 8.080, que é conhecida como Lei Orgânica de Saúde (SUS).
      Para o cumprimento da tarefa de promover e proteger a saúde, o SUS precisa se organizar conforme alguns princípios:


  •     Universalidade – A saúde é um direito de todos e cabe ao Estado assegurar esse direito;


  •    Integralidade – Significa considerar a pessoa como um todo atendendo a todos as suas necessidades, incluindo a integração de ações e articulações com uma atenção intersetorial que repercuta na saúde e qualidade de vida do indivíduo;


  •     Equidade – Princípio de justiça social, ou seja, diminuir desigualdades investindo mais onde a carência é maior.

Texto: Jucileide Silva
Postado Por:Edson Silva






                                    

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Reforma no Aeroporto Castro Pinto


A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO- fará uma ampliação na área de check-in. O tempo previsto para o término da reforma será de até 4 meses. O Aeroporto Internacional Castro Pinto terá um total de 625 mil reais para a ordem de serviço. A TAM  será a mais beneficiada tendo em vista, o maior número de vôos. Onde estão os caixas de auto-atendimento, deverão ser instalados, dez novos balcões. O início das obras está previsto para o próximo dia 17, segunda-feira.

Precisamos de uma cadeira de rodas



 O senhor Cícero Gonçalves Feitosa, 38 anos fez três cirurgias:nos rins, bexiga e nos joelhos. Está precisando urgente de uma cadeira de rodas. A recuperação é complicada, porque o mesmo  é soropositivo.Portanto se você tem uma  cadeira de rodas,é, graças a Deus, não está mais precisando, faça essa caridade: basta entregar nos estúdios da Rádio Cultural Cristo Rangel ou nas Óticas 2 de fevereiro.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Profissão Perigo



 O Brasil é o 4° Pais mais perigoso para a profissão de jornalista. Sete profissionais da imprensa foram assassinados no Brasil só este ano. O Brasil fica atrás, apenas da Síria, com 32, a Somália com 16 e México, com 10 jornalismos assassinados. Ao todo 110 profissionais  foram mortos  em 25 países nos primeiros  nove meses ,desse ano  um  número jamais registrado  em um período  similar

A Campanha Emblema de Imprensa (PEC, na sigla em inglês) informou  que na nesta segunda-feira dia (2) que trinta e um jornalistas morreram no mundo em atos de violência nos primeiros três meses de 2012, o que representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2011. 

 Texto: Eudes Nazareno

Postado Por: Edson S.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Eleições 2012





Atrasados

Na última Quinta-Feira dia (27), 162 pessoas tiraram a 2ª via do título em João Pessoa
Esse dia foi o último do prazo estabelecido, para que a solicitação da segunda via do título eleitoral fosse feita. Mais segundo o (TRE) O Tribunal Regional Eleitoral alta movimentação sempre é esperada, já é normal.

Reta final

 

Nesta reta final faltando sete dias para as eleições os candidatos (as) a Prefeitura de João Pessoa apostam todas as cartas, no foco da conquista de mais eleitores intensificando a agenda de compromissos  as visitas aos bairros, focar nos últimos debates e nos guias da TV e rádio.

 

Segurança

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, até o momento, o envio de forças federais (Exército, Marinha e Aeronáutica) para reforçar a segurança durante as eleições em 143 municípios, de nove estados do país. Ao todo, 457 cidades, em 11 estados, pediram o auxílio das Forças. Desse total, 13 foram negados e 301 ainda aguardam decisão do tribunal.
Tecnologia
O número de eleitores que vão votar em urnas biométricas, com identificação digital, nas eleições municipais de 7 de outubro na Paraíba chega a 71.652, de um total de 2.865.819 eleitores, que vão votar usando as urnas eletrônicas. Este número representa apenas 2,5% dos eleitores na Paraíba. As cidades que vão poder contar com a tecnologia das urnas biométricas, são; Cabedelo, Pedras de FogoPiancóSantana dos Garrotes,
Fonte de Dados: tambau 247,G1 Paraiba

Posta do Por: Edson Silva

Texto: Edson Silva.