quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mochila Pesada


 O curso de Fisioterapia do Unipê está desenvolvendo um novo projeto em escolas de João Pessoa. Alunos e professores saem do campus para realizar a "Blitz Carga Máxima" e avaliar o peso da mochila carregada pelas crianças. A primeira ação aconteceu no último dia 4 de maio, na Escola Municipal Augusto dos Anjos, no bairro Cristo Redentor, e o resultado surpreendeu: quase 50% das crianças levam nas costas excesso de bagagem. Isso pode causar problemas Outras blitzen serão realizadas em junho em mais escolas da Capital.
"Foram avaliadas 60 crianças, entre 7 e 11 anos, e 48% delas estavam com o peso da mochila acima do limite permitido para que a criança não desenvolva com problemas posturais", informou a professora Aliceana Menezes, que coordenou a atividade com alunos do 5º período, juntamente com a professora Paula Brito. A equipe está fazendo um relatório com os resultados e voltará à escola no final de maio para dar novas orientações aos pais e professores tentando reduzir o peso da bagagem dos alunos.
"O caso com maior excesso de peso que constatamos foi uma criança de 7 anos. Ela tem 25 quilos de peso corporal e levava nas costas 4 quilos e 600 gramas. Ela carregava dois quilos e 100 gramas a mais doque o limite máximo permitido. Se continuar assim, poderá ter desvios posturais e quadros de dores na coluna", relatou a professora Aliceana Menezes.
Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Mariana de Brito Barbosa, a atividade teve como objetivo realizar uma avaliação do peso das mochilas dos alunos do 2º e 4º ano do ensino fundamental, para verificar se há excesso de 'bagagem escolar'. "O ideal é que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso da criança, para evitar prejuízos à saúde, já que, nessa faixa etária, está acontecendo a maturidade dos ossos. E o excesso de peso pode acarretar alterações posturais e dores nas regiões das costas e do pescoço das crianças", explicou a professora.
 "Além de calcular o peso das mochilas dos pequenos, os nossos alunos realizaram orientações sobre o uso correto da mochila e entregaram folders educativos para as crianças e os pais que compareceram à escola para as orientações", informou Mariana de Brito. "O sucesso foi tão grande que a 'Blitz Carga Máxima' vai continuar realizando prevenção da saúde do escolar em outras escolas da Capital. As escolas que tiverem interesse podem entrar em contato com o nosso curso, concluiu a coordenadora.

Postado Por:Edson Silva 
Fonte:ClikPB

0 comentários:

Postar um comentário