quinta-feira, 19 de abril de 2012

O que Comemorar no Dia do Índio?


  
Foto do Portal Msn Noticia 

  A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) alerta para risco de genocídio de índios isolados no Acre Pois o avanço da exploração econômica na fronteira entre o Brasil e o Peru ameaça causar um genocídio entre índios que vivem isolados na região, segundo organizações indígenas e indigenistas ouvidas pela BBC Brasil.
Estimados em algumas centenas pelo escritório da Funai  em Rio Branco (AC), esses índios - em sua maioria falantes das línguas pano e aruak - vivem nas cabeceiras de rios na fronteira, atravessando-a livremente.
No entanto, segundo indigenistas, a exploração de madeira e o tráfico de drogas estão deslocando esses povos, que, em contato com outras populações (indígenas ou não), poderão ser dizimados por doenças ou confrontos armados.
'Notamos que há mudanças nas rotas dos isolados, que têm avançado além dos espaços que costumavam freqüentar, por conta da pressão que sofrem do lado peruano', diz a coordenadora da Funai em Rio Branco, Maria Evanízia dos Santos.
'Índios contatados estão preocupados, e muitas aldeias se mudaram por conta da proximidade, para evitar confrontos'
 Que neste dia 19 de Abril e nos demais  que iram por vir  possamos homenagear e esse povo que tem a sua contribuição muito importante  na  sua ampla pluralidade Cultural  , em uma papel  fundamental   na identidade étnica  na população brasileira (Edson Silva)

Postado Por:Edson Silva
Fonte: MSN Noticia

0 comentários:

Postar um comentário