sábado, 29 de setembro de 2012

A OPTOMETRIA




  A Optometria é profissão livre e independente, da área da Saúde, que oferece assistência visual adequada e específica. Ocupa-se do exame do processo visual em seus aspectos funcionais e comportamentais, determinando e medindo cientificamente os defeitos de refração, acomodação e motilidade do olho, prevenindo e corrigindo os transtornos da visão e prescrevendo e adaptando os meios ópticos corretivos-sejam lentes oftálmicas, lentes de contato, prismas, filtros ou telessistemas.
Prevê a recomendação e o acompanhamento da prática de terapias visuais, exercícios ortópticos e a adaptação de próteses oculares. A optometria tem por objetivo final proporcionar o máximo de rendimento visual com a mínima fadiga.
Por métodos objetivos, e subjetivos, a ciência optométrica reconhece, determina e corrige as anomalias visuais, do modo funcional e dinâmico.
A Optometria exige o conhecimento amplo e profundo dos aspectos físicos, psicológicos e ergonômicos da visão, recorrendo, para tal, à Biologia, Histologia, Anatomia, Patologia, Neurologia, Ergonomia e acima de tudo, à Óptica Fisiológica. Aprofunda-se em área de especialização refratometria, optometria pediátrica, adaptação de lentes de contato, opotometria geriátrica, desportiva, baixa visão, profissional e reeducação visual, dentre outras.
A história da Optometria remonta do século XVIII. São mais de cem anos passados desde a criação da primeira associação profissional de optometristas – A Associação Americana de Optometria – em fevereiro de 1888, nos Estados Unidos. Hoje, a optometria está presente em todo o mundo, contribuindo de maneira decisiva para a melhoria das condições de saúde e o desenvolvimento social, econômico e tecnológico.
Em João Pessoa, estes serviços especializados podem ser encontrados nas Ópticas 2 de Fevereiro.


Posta do :Edson S.

Um comentário: