segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Primeiro Jornal do Brasil


  No dia 10 de setembro de 1808 circulou a primeira edição da Gazeta do Rio de Janeiro. Foi o primeiro jornal impresso do Brasil

 A Gazeta era um jornal oficial da corte, mas tem grande simbolismo, porque até então era proibido para os brasileiros terem publicações impressas.

 Observando o jornal, na verdade percebe-se que era apenas uma forma de divulgação de avisos e notícias sem muita importância. Mas a Corte percebeu a oportunidade, e divulgava o que acontecia na Europa Napoleônica. O informativo circulava duas vezes por semana e era feito pela Imprensa Régia, órgão que atualmente publica o Diário Oficial da União. Divulgava basicamente comunicados oficiais e publicações sobre decisões reais.

Também havia espaço para notícias sobre a política internacional, mas por seu caráter oficial, a Gazeta era considerada um veículo parcial e comprometido. O jornal ainda noticiava, mesmo que de maneira superficial, obras e textos científicos.

Antes da chegada da família real no Brasil, toda atividade de imprensa era proibida no país e mesmo sendo um órgão oficial do governo português, a Gazeta do Rio de Janeiro era editada sob censura prévia.

Postado Por:Edson Silva 

0 comentários:

Postar um comentário