segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Tabagismo Causa Impacto na Economia do País





  O Brasil gastou no ano passado 21 bilhões de reais no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao cigarro, revela estudo inédito financiado pela Aliança de controle do tabagismo (ACT). O valor equivalente a 30% de todo o orçamento do ministério da saúde em 2011 e 3,5 vezes maior do que a receita federal arrecada com impostos pagos pelas empresas fabricantes de produtos derivados do tabaco no mesmo período.
  A  divulgação  foi  feita na véspera  do Dia Mundial  Sem Cigarro ,Criado  pela Organização  Mundial  de Saúde (O M S).O Estudo Demonstra ainda que o Tabagismo  é  Responsável por 13% das Mortes  ocorridas  no País.  

Tabagismo causa danos a prat icamente todos os órgãos do corpo, ocasionando muitas doenças e afetando a saúde geral dos fumantes. Parar de fumar tem efeitos benéficos imediatos e a longo prazo.


                                            M O R T E S 








  Segundo a Organização   mundial de Saúde,São Mais de 130 mil  óbitos  por  dia.Os resultados são frutos  da análise de dados  de  15 doenças relacionadas  ao Cigarro.Quatro delas -Cardíacas,pulmonar,obstrutiva crônicas,Câncer de pulmão e acidentes  Vascular cerebral responderam por 83% dos gastos.


 Os custos  segundo  uma  coordenadora do estudo a,economista  da fundação Oswaldo Cruz,Márcia Teixeira Pinto,  são referentes  às despesas tanto no Sistema Único de Saúde (SUS)quanto na saúde Suplementar






Postado Por:Edson Silva 
Fonte:Jornal Comtraponto

0 comentários:

Postar um comentário